quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Chegou o Natal!

E o clima de natal chegou ao "Arte de Quem"... época de confraternização, de reunir a família, de celebrar o "nascimento" de Cristo (não acho que ele nasceu em 25 de dezembro de 0000!!), entre outras coisas. Nesta época, todo mundo no Brasil aproveita o dinheiro a mais que entra para sair por aí feito louco comprando roupas, enfeites, brinquedos, eletro-eletrônicos, etc, para si e para parentes e amigos... ou era pra ser assim! O país tem uma das taxas de juros mais altas do mundo. Por exemplo, um carro que você compra aqui, com um pouco mais da metade do preço pago no Brasil é possível comprar um igual em outros países por aí.

Como dizem alguns economistas de plantão, a taxa de juros servem como um controle da saúde econômica do país, previnindo contra o retorno da inflação alta, por exemplo. Com isto, o governo consegue aquecer ou desaquecer a economia aumentando ou diminuindo alguns pontos percentuais nesta taxa de juros e faz com que o país consiga se manter firme à crise econômica que anda à solta por aí. Eu não sou especialista e tampouco entendo bulhufas de economia, mas de uma coisa eu sei bem... pagar uma fatia grande do valor de um produto correspondente apenas aos juros aplicados é uma coisa absurda!

O vídeo de hoje é mais ou menos sobre isso. Produzido pela Fiesp/Ciesp, o vídeo é uma propaganda para o Jurômetro, um site que contabiliza em tempo real o quanto já foi gasto pagando juros este ano e calcula em que este mesmo dinheiro poderia ser investido em benefício da sociedade.


Segundo a Fiesp, o jurômetro é um alerta aos cidadãos sobre o que gastamos somente pagando juros, dívida esta que o governo assume em nome de todos os brasileiros, prejudicando o nosso desenvolvimento. Veja o vídeo e tire suas próprias conclusões:

Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!

E já que tocamos no assunto, o Arte de Quem deseja a todos os leitores boas festas e um ótimo natal!

Imagem: Google Imagens

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Crianças vêem, crianças fazem

Cena clássica... um adulto desatento e descontraído fala alguma coisa qualquer, até que, quando menos se espera, lá vai uma criança que ouviu o que foi dito e já está repetindo a mesma palavra, sem ter a mínima ideia do significado. Assim como acontece com palavras, também acontece com atitudes. Pensando bem, acho que nem se aplica apenas às crianças! Somos criaturas que reproduzimos o que temos contato... acho que daí vem aquele ditado: "diga-me com quem andas e te direi que és" (que eu prefiro usar como: "diga-me com quem andas e te direi se vou contigo").

O vídeo de hoje é de uma lúcida e belíssima campanha australiana veiculada na TV sobre tornar a influências das pessoas mais positiva, conscientizando para o quão desastrosa podem ser as atitudes quando copiadas por crianças. Ideia genial!

Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!

Imagem: Google Imagens