domingo, 25 de novembro de 2012

A internet e suas vítimas


Não tem pra onde correr... a internet é presença certa no dia a dia das pessoas e a maioria já sabe se virar nela, encontrar as mais variadas coisas e etc, mas ainda assim, como acontece em diversas outras áreas da vida, nem todos sabem se portar dentro da grande rede. E é bem interessante observar como as pessoas se tornam valentes e donas da verdade na frente de uma tela... um belo exemplo disto acontece em parte das notícias publicadas virtualmente, que disponibilizam a opção de serem comentadas pelos seus leitores e é aí que este fenômeno pode ser visto mais claramente. Assim como há aqueles que escrevem palavras de apoio, diferentes pontos de vista e palavras de condenação, há também aqueles que não se contentam em apenas dar suas opiniões... eles querem mesmo é achincalhar quem escreveu! Para estes, foi cunhado o termo "troll".


Troll é aquele fulano que se ocupa em pertubar a paz dos produtores de conteúdo (sejam eles editores, jornalistas, blogueiros, ou etc), criticando aquela vírgula que foi colocada no lugar errado, colocando em dúvida o que foi publicado, colocando em dúvida a capacidade intelectual de quem escreveu, enfim, é aquele cara que não fica satisfeito apenas em não gostar do que o fulano publicou... só vale se tumultuar o meio campo. Em sua homenagem, foi feito um slogan sobre como lidar com eles: "Por favor, não alimente os trolls!"

É claro que todos tem o direito de gostar ou não gostar de algo ou alguém, mas para tudo é preciso bom senso, afinal, o que você "fala" na internet, fica ali gravado por um bom tempo. Experimente colocar seu nome no Google (algo que também já ganhou um termo: googlear)... vai aparecer também por lá os comentários que você já fez sobre alguma notícia, publicação, atualização em redes sociais, e etc. Fazer um comentário (ou seja, publicá-lo na rede) é, obviamente, torná-lo público, algo que as vezes parecemos esquecer. É um mundo novo que ainda estamos aprendendo a lidar. As celebridades, por exemplo, antigamente gozavam de um status de quase semi-deuses, intocáveis pelos seus seguidores... o sonho de todo fã era trocar algumas ideias com seus ídolos. Já hoje, basta adicioná-lo na sua lista de contatos na rede social de sua preferência, e a maioria utiliza as redes sociais. Consequentemente, muitos tem sofrido com isso porque as besteiras que eles também falam na internet, repercutem com muito mais rapidez e a resposta vem na mesma velocidade. A vaia mudou... hoje ela é escrita!

O vídeo de hoje mostra uma entrevista do ícone da MPB Chico Buarque sobre suas impressões sobre o comportamento das pessoas na internet. Nesta entrevista, publicada no próprio site do artista na época, ele comenta sobre sua experiência inicial na internet e a surpresa que foi perceber o quanto ele era xingado na rede pelas pessoas (talvez por aqueles que não simpatizam com ele, com seu trabalho, ou simplesmente, um ataque fortuito de trolls), contrastando com a cordialidade e o carinho que ele já tinha se acostumado a ver no dia a dia. Veja e tire suas conclusões:

Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!

Imagens: Google