segunda-feira, 7 de julho de 2008

- Trailer - Os 5 Rapazes de Liverpool -

Neste fim de semana assisti ao filme "Across the Universe", um musical que tem como pano de fundo as músicas dos Beatles e a transformação daquela época, revoluções, Vietnam, etc. Muito foi falado deste filme que realmente é muito bom. Mas depois de ver este filme, uma ótima indicação de uma amiga (valeu Renata Maria), resolvi falar também de um filme sobre os Beatles, mas pra ficar um pouco diferente, pesquei um filme muito legal lá de 1994: Backbeat - Os Cinco Rapazes de Liverpool.

Foto dos Beatles com Stu Sutcliffe em Hamburgo e a mesma cena interpretada no filme.

O filme, baseado em fatos reais, conta a história de Stuart "Stu" Sutcliffe que entra como baixista na banda do seu amigo John Lennon nos primórdios daquela que seria a banda mais famosa do mundo: os Beatles. O filme é muito interessante a partir do momento em que Stu começa a viver o grande dilema entre continuar na banda ou sacrificar tudo em nome de um grande romance em Hamburgo e se tornar pintor, na primeira viagem internacional da banda.

Pinturas de Stuart Sutcliffe

Além de baixista dos Beatles, que naquele momento tinha como formação John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Stu Sutcliffe e Pete Best, Stuart era um promissor artista plástico. O filme é tratado com muito cuidado nos pequenos detalhes, o que faz com que fique ainda mais atraente. Um destes exemplos é a trilha sonora. As músicas tocadas pelos Beatles naquela época eram covers de grandes artistas como Little Richards e Chuck Berry, e para interpretá-las no filme à altura, foi convocada uma seleção de grandes músicos dos anos 90 para formar uma super banda (a Backbeat band) apenas para o filme. A Backbeat band era formada por Dave Pirner (vocalista do Soul Asylum), Greg Dulli (vocalista do Afghan Wings), Thurston Moore (guitarrista do Sonic Youth), Mike Mills (baixista do R.E.M.), Dave Grohl (baterista do Nirvana), além da produção de Don Fleming (produtor do Screaming trees, por exemplo) que também toca guitarra, enquanto os atores interpretam como se tocassem.

A única falha do filme (que na verdade não foi tão comprometedora assim) foi omitir a clara dificuldade dos integrantes da banda de se comunicar com os recém amigos Klaus Voorman e Astrid Kirchher. Acabou sobrando para Klaus, que sabia pouco de inglês, de aprender um pouco mais, já que John e Cia não estavam muito interessados em falar alemão. Essa amizade foi o ponto de partida para o início o romance de Stu com Astrid. Essa fase de Hamburgo deve ter sido muito marcante para John, pois anos mais tarde Klaus é convidado pela banda para desenhar a capa do disco Revolver, além de participar do disco solo "Imagine" tocando baixo. Stuart Sutcliffe acabou morrendo muito cedo, mas entrou para a história como um dos integrantes dos Beatles e o filme mostra como foi esse período. Muito legal!!

Vejam o trailer



Caso não consigam ver o trailer, clique aqui!




------------------- // ----------------------

2 comentários:

  1. Muito bom o seu post, meu amigo, e obrigada por me citar. Fazendo isso, demonstra que é uma pessoa séria. Ontem vc me perguntou se eu tinha visto Moça com brinco de pérola. Vi e ki o livro. Quanto à Scarlett, recomento o primeiro CD dela no meu post sobre Cidadão Kane. Ela tem uam voz forte, não de macho, mas como a minha quando eu cantava, determinada.
    Vc iria gostar do CD. É uma boa pedida.
    Obrigada por comparecer ao meu blog, simpatizo muito com vc.
    Um beijo,
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Amigo, sou ua eterna apaixonaa pelos Beatles, pois vivi esta época de ouro.O filme realmene é um espetáculo a parte.
    Fiz postagem nova,se tiveres tempo pareça por lá.Um grnde abraço

    ResponderExcluir