quarta-feira, 30 de julho de 2008

- Trailer - Piratas do Vale do Silício -

Como o último post foi sobre tecnologia e informática, nada mais adequado que falarmos de um filme sobre um bando de nerds que deram certo. Este é um filme de 1999 (que também é conhecido no Brasil como "Os Piratas da Informática"), que foi feito especialmente pra TV pelo canal pago TNT, que conta a saga de Bill Gates e Steve Jobs, criadores das duas maiores empresas de computação do mundo, Microsoft e Apple, respectivamente, donas do sistema Windows e dos Macintosh, Imac, Ipod, Iphone, etc.


Cena do filme, mostrando Bill Gates trabalhando com um altair 8800

Baseado no livro "Fire in the Valley: The Making of the Personal Computer" de Paul Freiberger e Michael Swaine, o filme mostra a disputa de bastidores entre os dois para conquistar o mercado no que se tornou mais tarde como a maior rivalidade da computação.

Steve Jobs e Steve Wosniak na garagem do que era o primeiro "escritório" da Apple.

Propaganda mostrando Bill Gates jovem

O filme foca de 1970 a 1985, registrando o nascimento da era da informática e da criação dos computadores pessoais, passando pelo Macintosh, Altair 8800, IBM PC, MS-DOS e do Microsoft Windows. O grande atrativo do filme é mostrar como um bando de garotos sem grandes perspectivas conseguem através de muito esforço, engenhosidade e malícia, conquistar este mercado novo.

Cena do filme mostrando Steve Jobs e Steve Wosniak trabalhando na montagem de um computador

Outro ponto muito trabalhado é a preocupação em mostrar que o sucesso rápido e o dinheiro "fácil" acabou sendo um cargo pesado para a pouca maturidade de então, principalmente a de Steve Jobs. O filme mostra também a astúcia dos personagens Steve Jobs e Bill Gates (principalmente Bill Gates) em apostar no seu produto mesmo que, em algumas vezes, nem eles próprios tivessem algo concreto nas mãos para negociar.

Cena do filme onde Steve Jobs mostra para equipe da Microsoft o então novo Macintosh

Cena do filme onde é feita uma brincadeira mostrando a histórica cena com a IBM

O interessante também é a forma bem humorada que alguns temas são abordados como fatos marcantes da história da informática, como no momento em que Bill Gates convence a gigante da época, IBM, a implantar seu produto, por exemplo. Uma citação é muito explorada pelos personagens como forma de justificar seus meios, que é a frase "os artista criam, os gênios roubam". Sempre há uma confusão do autor da frase entre Picasso e Da Vinci (na verdade, eu também não sei ao certo!).

Cena do filme onde Steve Jobs está numa videoconferência com Bill Gates

O filme é interessante e segura nossa atenção principalmente por se tratar de algo que têmos tanto contato hoje em dia e que muito poucos conhecem os detalhes de sua história... pelo menos, até ver o filme.


Caso não consigam ver o trailer, clique aqui.


--------------- // -----------------

15 comentários:

  1. Ah! ERa com vc mesmo que eu queria falar! Fiz uma resenha sobre um filme inédito no Brasil, que tive a oportunidade de assistir. Há também um "elogio aos amantes", você vai gostar.
    Apareça por aqui:
    wwwrenatacordeiro.blogspot.com
    não há ponto depois de www
    Um beijo,
    Renata
    PS: Tenho certeza de que vc está louco para ver esse filme!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Sempre ouvi dizer e verifiquei que na vida, toda "disputa" que vise o avanço de algum setor do conhecimento humano, acaba sendo importante e saudável para todos. Da Vinci, o imortal pintor, inventor e Sábio tinha lá suas rivalidades com Michelângelo e quem ganhou ao final? A Humanidade. Essa "rivalidade" que nos impulsiona para nos burilarmos como profissionais e seres humanos, essa é a que importa...Infelizmente, o que se passa no mundo dito "moderno" chama-se competição, guerra de egos, aí, a coisa se amesquinha, se degenera e todos perdem.
    Ciência, Arte, Tecnologia e Medicina, uma UNIÃO acalentada pelos maiores cérebros desse planeta, lutemos pela concretização desse sonho!
    A Informática veio para ficar e seus pioneiros, mesmo com suas falhas, estão nos deixando um fabuloso legado que poderá ser aperfeiçoado cada vez mais. Muito a propósito a colocação desse tema e o filme aqui indicado. Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Estou sendo perseguida e difamada por uma mulher que me escreveu dizendo que segunda será a estréia do Blog contra Renata Cordeiro, em que mostrará quem sou eu. Ela interceptou todas as minhas conversas e de e-amil e diz que tira fotos minhas na rua. Não sei como, porque nunca saio, e quando o faço é de carro. Tinha médica na quinta e na quarta ligou uma pessoa, mulher, e eu estava dormindo. Devia ser umas 4 hs. Perguntou à minha mãe se eu tinha médico no dia seguinte e se tinha feito exame de sangue, minha mãe afirmou que sim. A réplica da psicopata foi confirmar a consulta para as 8: 30 da manhã. Quando minha mãe e me deu o recado eu disse que a minha consulta era às 16: 40 e liguei para o consultório da médica, de onde me disseram que ninguém havia me telefonado. Nunca foi perseguida, tampouco difamada. Vocês me conhecem, então escolham que partido tomar.
    Renata Cordeiro

    ResponderExcluir
  4. Amigo, vc está bem? Espero que sim.
    Fiz postagem sobre o filme Caráter e como sei que o seu é bom, apareça por aqui:
    wwwrenatacordeiro.blogspot.com
    não há ponto depois de www
    Um abraço,
    Renata Cordeiro

    ResponderExcluir
  5. Amigo:
    No post anterior sobre O Procurado, há três telas de Bouguereau, tão lindas! Vc não prestou atenção.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  6. Oi, amigo:
    Estou dando uma festa virtual no meu Blog, com fogos de artifício, sucos, queijos e bolo, para comemorar as minhas melhores.
    Conto com a sua presença,
    uUm beijo,
    Renata
    wwwrenatacordeiro.blogspot.cpm
    não há ponto depois de www

    ResponderExcluir
  7. Olá, seu blog sempre arrazando.
    Um grande abraço.
    Fiz postagem nova,apareça.

    ResponderExcluir
  8. Fico impressionado como temos blogs de qualidades hoje em dia. E com conteúdos para não parar de ler. Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Amigão:
    Postei sobre um filme de que vc vai gostar. Apareça aqui:
    wwwrenatacordeiro.blogspot.com
    não há ponto depois de www
    Um abraço,
    Renata

    ResponderExcluir
  10. Vc passa na Vanuza e não passa no meu Blog? Há uma surpresa para vc no meu post.
    Um beijo,
    Renata

    ResponderExcluir
  11. Amigo!
    A sua presença e opinião no nosso blog é sempre sinônimo de qualidade e nos deixa sempre com vontade de ir adiante...
    Vi lá na Rê que estás lançando um blog sobre suas obras artísticas, mas deixarei para ir visitá-lo loo mais, ontem, aquele domino dos pais foi muito complicado.
    Mas, tenha a certeza, respeito demais o seu tabalho. Uma ótima tarde!

    ResponderExcluir
  12. Correção: o "G" do teclado está com problemas, peço-te desculpas.Bjs

    ResponderExcluir
  13. Amigo:
    Tive que fazer outro post, pois aquele me trouxe um azar que vc nem imagina. Este é sobre um cult movie, dirigido pelo Nicolas Cage, com James Franco no papel principal. Passou despercebido no Brasil, talvez tenha feito sucesso na Europa, não sei. Apareça por aqui:
    wwwrenatacordeiro.blogspot.com
    Um abraço,
    Renata Cordeiro
    A postagem é dedicada a você e tem uma obra sua.

    ResponderExcluir
  14. Ei8, vc não vem apreciar o post que dedique só a vc, com obra sua e tudo?
    Bj,
    Renata Cordeiro
    wwwrenatacordeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir