quinta-feira, 7 de maio de 2009

- Música no sangue -

Guitarra de uma corda só

Outro dia eu estava passando pelo blog do Fernando Catatau, ótimo guitarrista e líder da banda Cidadão Instigado, que citamos aqui no post anterior, e me deparei com este vídeo fantástico... acabei não resistindo à tentação de colocar aqui também. Desde criança, me lembro que sempre morri de vontade de tocar algum instrumento, de ter alguma ligação com a música, mas a minha veia artística acabou indo pro desenho e pintura. A guitarra então era o meu sonho de consumo... mas nunca deu muito certo! Crescendo sob a influência de uma casa onde meu pai infestava música pra todo lado através dos milhares de LPs que ele tinha, era muito natural que essa vontade fosse tanta, mas faltou sorte (e força de vontade) em encontrar um instrumento que eu conseguisse tocar alguma coisa que presta.

Nisso tudo, entra outro ponto polêmico. É claro que tudo pode se aprender, mas ao encontrar determinadas pessoas, têmos certeza de que o dom realmente existe. Qualquer um pode até aprender a tocar um instrumento, a cantar, a desenhar, a pintar uma tela, a jogar futebol, etc, mas em determinados momentos nós encontramos alguém que faz certas coisa com tanta facilidade e clareza que não há outra explicação, que não a do tão famoso dom. A pessoa parece nascer para aquilo.

No caso deste vídeo, é um menino congolês que mostra uma guitarra de uma corda só, feita por ele mesmo, que tem como "ingredientes" uma lata, uma corda fixada na lata (que infelizmente não dá pra ver de que material é feita), algo que sirva como palheta e um galho (pelo menos, parece ser um) que serve como braço. Pronto! E lá vai ele demonstrar como funciona... simples e fantástico!


Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!

7 comentários:

  1. É isso, quem é bom nasce feito. Um espetáculo de rara beleza.
    Este valeu mesmo!!!!!!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Já tem novidade, sim, amigo!
    Acabei de postar agorinha mesmo, rsss.
    Também vivi num ambiente muito musical, muitos LPs que, infelizmente, se perderam, jóias raríssimas...vou passar aqui depois que voltar da rua para ver seu vídeo.
    Beijinhossss

    ResponderExcluir
  3. Que som, que excelência instrumental desse músico, Edu!

    Falando de bons fenômenos musicais, por onde andará o nosso Hermeto Pascoal?

    És adepto também das varandas? Olha que qualquer vou lhe cobrar uma pintura dela...aceita o desafio?Rsss

    Obrigadíssima pela gentileza da visita e do depoimento (implico com o termo comentário)!!!
    Beijinhos
    Passo amanhã no "Arte por Parte", pois ali é a varanda do seu blog...uma curtição!

    ResponderExcluir
  4. Errooooo:
    ...olha que qualquer dia vou...
    O cansaço, desculpe-me!

    ResponderExcluir
  5. Respondendo:

    Martha: Fiquei de boca aberta quando vi!! Bjão!

    Vanuza: Então Van... lá em casa os LPs do meu pai acabaram virando minha herança, que eu guardo com cuidado(ainda que não tenha como ouvi-los). Sobre o garoto do vídeo, me deu até vontade de tentar fazer um instrumento igual, porque ele toca com tanta facilidade que a gente fica com a impressão (provavelmente falsa) de que é mais fácil tocar um só do que partir pra 6 de uma só vez. Realmente a gente logo lembra do Hermeto Pascoal com seus instrumentos únicos, assim como o Tom Zé e seus "instruzémentos". E as varandas... gosto demais da minha. É uma boa idéia pra uma pintura, sim. Depois te mando uma foto por e-mail pra você ver a razão da minha paixão por ela!! rsss
    Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Vanuza: ops... comi as "cordas" quando escrevi.
    (...é mais fácil tocar uma corda só do que 6 de uma só vez...)

    ResponderExcluir
  7. Sabe q me lembra um filme?
    Vá por lá.
    Uma boa semana para você amigo.
    beijosssssssssssssssss

    ResponderExcluir