quinta-feira, 21 de maio de 2009

- O Iluminado -

... mas um pouco diferente do que você viu!

Muitos dizem que o filme "O Iluminado" de Stanley Kubrick é um dos melhores filmes de sua carreira, ao lado de "2001 - Uma odisséia no espaço" e "Laranja Mecânica". Com o ator Jack Nicholson numa interpretação magistral, este pode ser considerado "o suspense". Já falamos sobre ele aqui anteriormente nos primórdios do Arte de Quem e hoje vamos falar deste mesmo filme novamente, mas hoje de uma forma um pouco diferente!

Já há algum tempo, com a facilidade de acesso à tecnologia, trechos marcantes de grandes clássicos do cinema vem ganhando diferentes versões dos fãs, seja feita por eles mesmos, seja através de edições, animações ou até mesmo, utilizando o famoso brinquedo lego! Pra quem não sabe (o que eu duvido muito), lego é aquele brinquedo infantil famosíssimo com várias peças para montar e construir o que a imaginação mandar. De 1987 pra cá, foi lançada uma infinidade de linhas diferentes dos mais variados motivos e a criatividade sem limites das pessoas foram usando o brinquedo para fazer as coisas mais malucas possíveis, como até mesmo um carro de fórmula 1 de lego. Já tem lego de tudo hoje! Com tanta variedade, é claro que não demoraria nada para criarem parque temáticos do brinquedo e já existem 4 (Alemanha, Estados Unidos, Dinamarca e Grã-Bretanha).

Mas voltando ao Iluminado, a cena mais marcante do filme de Stanley Kubrick é esta, onde Jack (Jack Nicholson) surta de vez por conta da "Síndrome de Cabana" (disturbio psicológico que faz com que pessoas que ficam enclausuradas por muito tempo se rebelem uma contra as outras) e resolve matar Wendy (Shelley Duvall). Veja abaixo este trecho:

Caso não consiga assistir o vídeo, clique aqui!

E o mesmo trecho do filme, abaixo, mas desta vez feito com o brinquedo lego. Muito criativo!!!

Caso não consiga assistir o vídeo, clique aqui!

Veja abaixo outras criações impressionantes utilizando o lego:

7 comentários:

  1. Oi Du,

    Tem lego pra tudo.Genial o post!
    Adorei amão,pela textura ,forma
    maleável.

    Beijos,

    Cris

    ResponderExcluir
  2. O melhor filme do King, sem dúvida.
    Quanto a sindrome da cabana, nem me fale...[risos]
    Foi feita uma refilmagem não?
    Uma boa semana para você.
    beijosssssssssssssss
    Vá por lá.

    ResponderExcluir
  3. é verdade amigo, a história conta isso sobre Lutrec, mas não conta que ele também era esquisofênico.

    E sua família muito rica e importante escondeu fatos sobre esta doença
    beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Respondendo:

    Cris: E aí, mulher!!! Não é legal esse lance de lego? A idéia no começo era falar do filme feito com lego, mas aí eu me lembrei que há um tempo atrás tinham feito aquele Fórmula 1 e quando fui pesquisar... acabei achando esse monte de coisas!! rs
    Valeu... Bjão!!

    Martha: Esse filme é muito louco mesmo (literalmente falando). E sobre a refilmagem, não sabia que tinham feito... mas geralmente, o primeiro acaba levando vantagem. Basta lembrar de O Planeta dos Macacos, Psicose, etc...
    Bjão!

    ResponderExcluir
  5. Realmente, Edu!
    "O Iluminado" não tem pra mais ninguém, obra-prima, ponto final. Agora, na minha modestíssima opinião, as outras do Kubrick são muitoooo discutíveis. Ah, tem "Lolita" que também é muito marcante, Peter Sellers dando um banho de interpretação.
    Amigo, como estou naquele estado gripal nojento e característico, arghhhh, volto depois para ver os legos e vídeos e o seu artístico.i Linda noite!Obrigada pelo aviso da coleção Veja que conheço e tenho uns filmaços (tem um com o Peter O'Toole novinho, nossaaaa), mas vou baixar em inglês mesmo a Malvada que venceu "O Crepúsculo dos Deuses" no Oscar de 50.Justa premiação, ainda mais em se tratando da Academia de Cinema.
    Bjssssss

    ResponderExcluir
  6. Gosto demais de animação. Legal esse vídeo!!!Bjss

    ResponderExcluir
  7. Respondendo:

    Vanuza: E aí!!! Essa coleção da Veja é ótima! O melhor é que o DVD é a mesma coisa do original, mas por um preço bem camarada! Por falar nisso, tem uma coleção que saiu faz pouco tempo da Folha de SP tb, só com clássicos, como Cantando na Chuva, E o vento levou, etc (e tb com um preço bom).

    O "Lolita" do Kubrick é muito bom, mas tem uma versão com o Jeremy Irons de 1991 (acho) que é um show!!!

    Bjão!

    ResponderExcluir