segunda-feira, 20 de julho de 2009

40 anos da chegada do Homem na Lua

A Apollo 11 e o seu feito

Depois de algum tempo sem novidades aqui no "Arte de Quem" por motivos de força maior (leia-se "falta de tempo" mesmo), vamos voltar à ativa com um vídeo que tem tudo a ver com o dia de hoje, aniversário de 40 anos da chegada do homem à Lua. Uma curiosidade que mostra o tamanho do feito de Neil Armstrong e cia, é o tamanho da memória do computador de bordo da Apollo 11, que era de 72kb... ou seja, do tamanho de um arquivo de word de 11 páginas. Mas voltando ao assunto, o vídeo de hoje na verdade é uma experiência famosa realizada pela Apollo 15.

Mas antes, vamos dar um pulo até a idade média e falar de um cientista italiano: Galileu Galilei. Como todos sabem, além de cientista ele era também matemático, astrônomo e filósofo e é considerado o pai da ciência moderna. Defensor do heliocentrismo e perseguido pela igreja católica na época, ele propunha em uma de suas teorias que objetos de massas diferentes cairiam na mesma velocidade em ambientes com ausência de atmosfera, teoria provada no vídeo abaixo, em que o astronauta comenta a teoria e solta no propício ambiente lunar uma pena e um martelo.

Apesar do vídeo ser muito interessante e revelador, há quem conteste sua veracidade, alegando que este experimento teria sido produzido em estúdio.



Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!

3 comentários:

  1. "Um pequeno passo para o homem, um grande passo para a humanidade." (Neil Armstrong)
    Lembro-me como se fosse hoje...tchau, moço sem tempo!!!

    ResponderExcluir
  2. olá, meu malcriado amigo...
    parece que fomos infectados pelo mesmo mal, falta de tempo...
    mas, agora, de volta à ativa...
    rsrsrs...
    ótima postagem, interessantes vídeos...

    beijos em seu coração...

    ResponderExcluir
  3. Edu, você demorou, mas voltou com força total!Rssss.
    Sobre a "bendita abl" (em minúsculas mesmo), sabe quem soube dar o troco, e bem dado? O nosso Drummond que recusou, na lata, o fardão e os bolinhos mofados. Houve gente com categoria que passou por lá e ainda lá se encontra, mas talvez, quem sabe, "uma certa vaidade"...enfim, ninguém é perfeito.
    Foi uma indignidade o que fizeram no passado com o Jorge de Lima, já o Sarney...
    Valeu, amigo!!!

    ResponderExcluir