quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O casamento entre a comédia e a música

...E no início, o cinema era mudo! Passaram-se anos e anos com filmes não-falados. As falas eram apenas a astúcia da expressão corporal de atores, alguns deles geniais na sua forma de falar sem dizer nada. Nessa época, havia também o pianista de cinema mudo. O trabalho do pianista era o de acompanhar musicalmente o filme (um artifício para talvez não tornar o filme tão massante), ou entreter o público nos intervalos ou antes do filme se iniciar. O grande maestro Heitor Villa Lobos já exerceu a extinta profissão. O casamento entre a música e o filme se mostrou importantíssima para criar um clima que conduziria com mais eficiência o público para a tensão ou a descontração da cena... e lá estava o embrião da trilha sonora.

Esse casamento entre a música instrumental (muitas vezes, erudita) sempre foi um terreno muito fértil para a comédia explorar, algumas vezes sem precisar dizer nenhuma palavra, seja na época do cinema mudo, em desenhos animados ou até mesmo atualmente. Para exemplificar tudo o que escrevo aqui, vai abaixo três ótimos vídeos que se enveredam por este tema... a comédia musical.


Rowan Atkinson e Beethoven

Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!


Charles Chaplin e Brahms

Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!


Pica Pau e Chopin

Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!


4 comentários:

  1. Amigoooooooo!

    Voltaste em altíssimo astral e fico felicíssima com a tua vitória.
    É verdade, Edu, imagem e música não podem viver separados.
    Volto depois para curtir os vídeos, tô de saída.
    Beijão cheio de saudade!!!

    ResponderExcluir
  2. olá, meu grande e malcriado amigo...

    foi uma ótima e ansiada surpresa o teu retorno à vida virtual... todos nós já estávamos muito saudosos de tuas excelentes páginas, como esta que marcou tua volta...
    e como bem disse a vanuza, imagens e música sempre estarão unidas, complementando-se na... arte...

    beijos saudosos em teu coração...

    ResponderExcluir
  3. Chaplin, o nosso imortal Carlitos...ahhh, esse sempre vai ganhar e mora no meu coração.
    Beleza, amigo!!!

    ResponderExcluir
  4. Amigo querido,
    Olha, a tal Guerra de Canudos nunca mais será a mesma depois da Guerra do Fim do Mundo de Llosa. Leia, leia, mesmo! Ainda mais que você já é um cidadão honorário da Bahia. A história oficial sempre nos enganou e em relação a Canudos e o grande Antonio Conselheiro, pintaram o sete. Aquele homem, idealista e bom, nunca foi um fanático louco e analfabeto. Mas só lendo mesmo, Edu!
    Obrigada por sua maravilhosa visita!!!Bjsss

    ResponderExcluir