domingo, 25 de novembro de 2012

A internet e suas vítimas


Não tem pra onde correr... a internet é presença certa no dia a dia das pessoas e a maioria já sabe se virar nela, encontrar as mais variadas coisas e etc, mas ainda assim, como acontece em diversas outras áreas da vida, nem todos sabem se portar dentro da grande rede. E é bem interessante observar como as pessoas se tornam valentes e donas da verdade na frente de uma tela... um belo exemplo disto acontece em parte das notícias publicadas virtualmente, que disponibilizam a opção de serem comentadas pelos seus leitores e é aí que este fenômeno pode ser visto mais claramente. Assim como há aqueles que escrevem palavras de apoio, diferentes pontos de vista e palavras de condenação, há também aqueles que não se contentam em apenas dar suas opiniões... eles querem mesmo é achincalhar quem escreveu! Para estes, foi cunhado o termo "troll".


Troll é aquele fulano que se ocupa em pertubar a paz dos produtores de conteúdo (sejam eles editores, jornalistas, blogueiros, ou etc), criticando aquela vírgula que foi colocada no lugar errado, colocando em dúvida o que foi publicado, colocando em dúvida a capacidade intelectual de quem escreveu, enfim, é aquele cara que não fica satisfeito apenas em não gostar do que o fulano publicou... só vale se tumultuar o meio campo. Em sua homenagem, foi feito um slogan sobre como lidar com eles: "Por favor, não alimente os trolls!"

É claro que todos tem o direito de gostar ou não gostar de algo ou alguém, mas para tudo é preciso bom senso, afinal, o que você "fala" na internet, fica ali gravado por um bom tempo. Experimente colocar seu nome no Google (algo que também já ganhou um termo: googlear)... vai aparecer também por lá os comentários que você já fez sobre alguma notícia, publicação, atualização em redes sociais, e etc. Fazer um comentário (ou seja, publicá-lo na rede) é, obviamente, torná-lo público, algo que as vezes parecemos esquecer. É um mundo novo que ainda estamos aprendendo a lidar. As celebridades, por exemplo, antigamente gozavam de um status de quase semi-deuses, intocáveis pelos seus seguidores... o sonho de todo fã era trocar algumas ideias com seus ídolos. Já hoje, basta adicioná-lo na sua lista de contatos na rede social de sua preferência, e a maioria utiliza as redes sociais. Consequentemente, muitos tem sofrido com isso porque as besteiras que eles também falam na internet, repercutem com muito mais rapidez e a resposta vem na mesma velocidade. A vaia mudou... hoje ela é escrita!

O vídeo de hoje mostra uma entrevista do ícone da MPB Chico Buarque sobre suas impressões sobre o comportamento das pessoas na internet. Nesta entrevista, publicada no próprio site do artista na época, ele comenta sobre sua experiência inicial na internet e a surpresa que foi perceber o quanto ele era xingado na rede pelas pessoas (talvez por aqueles que não simpatizam com ele, com seu trabalho, ou simplesmente, um ataque fortuito de trolls), contrastando com a cordialidade e o carinho que ele já tinha se acostumado a ver no dia a dia. Veja e tire suas conclusões:

Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!

Imagens: Google

4 comentários:

  1. Diga Edu! Aqui é Sheldon sacaninha, massa seu blog veio! Coloquei "ele" no quadro de parceiros do meu blog.... www.vlwpessoal.blogspot.com faz uma caixa de parceiros aê tb e claro me coloca no bolo rerere vlw sacaninha!

    ResponderExcluir
  2. E aí, Sheldon!
    Coloquei o seu blog na lista dos recomendados!! Falou, cara!

    ResponderExcluir
  3. Edu, meu queridíssimo amigo!
    Andei tirando um tempinho para cuidar da vida real que estava (ainda está) precisando de muitos cuidados. Enfim, é com muita alegria que venho desejar-te um Natal de Paz e Ano Novo super abençoado por Deus.
    Quanto aos tais "trolls", só merecem que os ignoremos. São gente sem conteúdo, mal amada, mal tudo. Eles também me chateiam um bocado, mas ao ver o vídeo do Chico e as suas gargalhadas, notei que o que temos que fazer é rir e viver bem. Você quer atitude que cause mais raiva nessa "gente" do que você viver bem consigo mesmo?

    Te adoro, migo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Essa gente sem respeito e sem vergonha no mundo virtual, pensam que nunca serão pegas, pensam que viverão sempre na impunidade. Continuo sofrendo muito com esse lixo, até telefonemas anônimos com piadinhas de mal gosto. Uns desocupados e mal amados. E gente velha, não são jovens, não. É de pasmar!
    É bom que você deixe esse post aqui por muito tempo, Edu. Você está prestando um grande serviço a quem quer uma internet inteligente, criativa, até polêmica, mas sem sacanagens.
    Adoro te receber por lá, não suma mais, viu?Rsrsrs. Beijos!!!

    ResponderExcluir