terça-feira, 4 de junho de 2013

Intocáveis

Nos primórdios do Arte de Quem, frequentemente surgiam posts sobre filmes, não sendo necessariamente sobre lançamentos... apenas sobre bons filmes (ainda que o termo "bom" varie muito de pessoa pra pessoa). Mas já fazia um tempão que não era publicado nada sobre um longa-metragem. A última publicação foi em 2011 com o interessantíssimo "A Life in a Day" de Kevin McDonald e Ridley Scott, filme independente que foi publicado aqui na integra. Pois bem... daqui pra frente vamos voltar a falar um pouco mais sobre a sétima arte (ainda que eu não seja um grande expert no assunto). E o filme de hoje é o francês "Intocáveis".

Filme: Intocáveis (Untouchables)
Ano: 2011
Origem: França
Direção: Eric Toledano e Olivier Nakache
Com: François Cluzet, Omar Sy e Anne Le Ny
Distribuição: Califórnia Filmes

Normalmente, nós brasileiros somos bombardeados pelos filmes de Hollywood, mas muitas vezes estes filmes acabam não correspondendo às nossas expectativas. A alternativa é buscar filmes produzidos em outros países e tem surgido gratas surpresas, ainda que neste caso específico a França já tenha muita tradição cinematográfica.

O filme gira em torno de Philippe, um ricaço tetraplégico que busca um assistente de enfermagem para ajudá-lo nas suas atividades do dia-a-dia. Diferente de outros filmes que tem como personagem principal alguém com deficiência física, esta história não é pesada e melancólica, como acontece, por exemplo, em "Mar Adentro" ou pelo austríaco "Amor". Esta comédia dramática, baseada numa história real e que teve a segunda maior bilheteria da história do cinema francês, é um filme leve, divertido, emocionante e que é capaz de nos fazer refletir sobre as coisas simples da vida, como aceitar as pessoas do jeito que elas são.

Durante o processo de seleção do novo assistente de enfermagem, Philippe entrevista Driss, um senegalês que vive nos subúrbios de Paris e que acabou de sair da prisão. Apesar de não ter nenhuma formação para o emprego, ser muito rude e desbocado, Driss acaba sendo contratado. Philippe entende que Driss o enxerga como uma pessoa comum e não como um tetraplégico digno de pena, motivo pelo qual ganha a oportunidade... depois de muitas gafes, a amizade entre os dois se estabelece e ambos ganham com o convívio. O grande problema é exatamente o choque de classes entre os dois, que vivem em ambientes totalmente opostos. Um acostumado com a dureza e os problemas do subúrbio e o outro, com tudo o que o dinheiro pode proporcionar, inclusive as relações superficiais. É este o grande ponto abordado pela trama.

A história começa de forma não linear, iniciando exatamente pelos momentos que antecedem o desfecho do filme, para mais tarde ter prosseguimento. Alguns pequenos detalhes ficam em aberto durante o filme, mas sem dúvida, a história é muito bonita e já pode entrar na lista dos melhores filmes lançados neste ano.

Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!


Imagens: Google

2 comentários: