quinta-feira, 23 de julho de 2015

O Escândalo Impressionista

John Singer Sargent - Claude Monet pintando
à beira do bosque
O mundo das artes plásticas hoje é sem dúvida um universo muito complexo de ideias, provocações e julgamentos... a capacidade técnica do artista aos poucos me parece que vai sendo colocada num plano inferior nesta fórmula. Qual será o futuro das artes plásticas (ou visuais)? O que é certo mesmo é que ninguém pode afirmar nada com certeza. Mas o que podemos afirmar é onde a revolução da arte moderna começou: no impressionismo. Vasculhando a internet, encontrei o belíssimo documentário francês "O Escândalo Impressionista" de François Lévy-Kuentz, repleto de imagens raríssimas, como a que abre este documentário, de Claude Monet já bem velho em plena atividade, pintando em Giverny.

Este documentário fala exatamente da polêmica que o movimento impressionista causou no meio artístico da época, das suas origens, da obra dos artistas que serviram como referência e dos artistas que integraram o grupo impressionista. Para quem se interessa pelo assunto, é um documentário imperdível!


Imagem: Google

3 comentários:

  1. excelente publicação, eduardo...
    meus parabéns...

    ResponderExcluir
  2. E aí, galera, tudo na mais perfeita desordem?
    Depois de anos de hibernação, resolvi reativar o Plano Z, dessa vez com uma proposta um pouco diferente, meio que mixando o que eu fazia n’O Pântano Elétrico com a natureza mais light do PZ, ou seja, continuarei postando discos pra galera baixar, mas a postagem deverá ter um texto mais curto e direto do que eu costumava escrever lá no Pântano. Também pretendo não focar somente nos discos, postando o que der veneta, seja lá o que isso significa... rsrs
    Sendo assim, então, aqui está o convite para um passeio pelo Plano Z, para conferir as novas postagens. A gente se esbarra por lá.
    Grande abraço!
    Valeu!
    PS: depois voltarei aqui pra gente tomar aquele cafezinho...

    ResponderExcluir