quinta-feira, 28 de agosto de 2008

- Peixe Voador -

Pra quem lê o título do post, imagino que fica logo com aquela cara de que está ouvindo uma história de pescador das mais cabeludas... "onde já se viu um peixe voar?" Mas antes que me chamem de mentiroso, vamos aos fatos! No dia 20 de maio deste ano a equipe de uma TV japonesa (NHK) conseguiu filmar o vôo de 45 segundos de um peixe voador, o que foi um recorde de um vôo registrado da espécie. Antes disso, um pesquisador americano tinha conseguido registrar um vôo de 42 segundos nos anos 20.

O peixe-voador (exocoetus volitans) é encontrado em todos os mares quentes e temperados e vivem em cardumes, sendo que medem por volta de 25 centímetros de comprimento e quando pulam pra fora da água, fica planando a uma altura de aproximadamente 6 metros e percorrem uma distância de 90 metros, mais ou menos.

Isso até me lembrou de um caso acontecido com um tio meu que, há muitos anos, contava de uma cachoeira tão alta que a água nem chegava no chão direito... e todo mundo caía na risada. Depois de um tempo, uma equipe de reportagem vai na tal cachoeira e todo mundo que riu ficou com cara de bobo!! E pra quem acha que já viu de tudo, na verdade todo dia aparecem provas de que tem muita coisa nesse mundo ainda pra ver!


Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!


Fontes:
Wikipédia, Ache tudo e região e BBC Brasil.


--------------------- // --------------------------

4 comentários:

  1. Malcriado, seus blogs já estão devidamente linkados à minha Zona.
    Essa dos peixes voadores me lembrou aquele livro do Amir Klink, onde ele conta sobre alguns "ataques" de cardumes de peixes voadores, deve ser uma cena e tanto.
    Permita-me te dar uma dica: como vi que você também adicionou aqui no blog links para blogs musicais que aonde eu também costumo ir, vale a pena conferir aqueles que eu linkei lá no blog também, são o Gravetos & Berlotas, O Pântano Elétrico e Fuxucamarimbondo, cada um melhor que o outro; neles você também encontrará links pra outros vários blogs do mesmo estilo, sempre bons de se colher boa música e seus "donos" são todos pessoas muito bacanas.
    valeu pela visita e por ter adicionado o link, apareça pra um Café sempre que quiser.
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Passando pr'uma outra visita... Conferi sua dica da cultura a um clique. Fiquei pensando, você tem razão, claro, mas acho que estamos passando por uma fase de transição, nos deliciamos e nos deslumbramos com certas coisas que em um futuro bem próximo talvez sejam corriqueiras. Até a década de 80 só o Dick Tracy tinha um relógio com câmera e fone, hoje temos verdadeiros computadores de bolso, onde fotografamos, assistimos vídeos e um monte de etceteras... E muitos projetistas já vêem essas coisas como quase ultrapassadas!!
    Para utilizar termos tecnológicos numa analogia, acho que todos os softwares da nossa vida moderna estão, sim, cada vez mais avançados, prodigiosamente avançados, mas o problema é que não só o hardware está caindo aos pedaços como a fonte de energia está quase se esgotando. E aí, amigo, de que adiantará todo esse avanço tecnológico? E se toda a grana utilizada em apenas uma missão espacial fosse utilizada para construir casas para quem não as tem, quantas pessoas mais teriam melhores condições de vida?
    E se o investimento em pesquisas de holoprojeções fosse utilizado para pesquisas de novos e mais eficientes medicamentos?
    Quantas pessoas poderíamos alimentar com o lucro gerado pela venda de armamentos em um único mês?
    Acho que as respostas para essas questões fundamentais não estão ao alcance de um clique, infelizmente.

    ResponderExcluir
  3. Que curisoso e interessante, não sabia da existência desse peixe voador.
    Belas postagens, a do clip Pearl Jam, esta ótima.
    Beijos,
    Cris

    ResponderExcluir