sexta-feira, 31 de julho de 2009

Gripe Suína

A paranóia do vírus

E a gripe suína chegou com força no Brasil e o povo ganha mais um motivo pra se preocupar. Pra variar, já surgem na internet teorias conspiratórias sobre a gripe, falando de lobby da OMS, do Tamiflu e essas coisas que a princípio tem alguma lógica, mas que são difíceis de provar.

Assim como a gripe humana comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina, fadiga, dores pelo corpo, tosse, coriza, dores de garganta e dificuldades respiratórias. Esse novo surto, aparentemente, também causa mais diarreia e vômitos que a gripe convencional. De acordo com a OMS, os medicamentos antiviral oseltamivir e zanamivir, em testes iniciais mostraram-se efetivos contra o vírus H1N1.

Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão da doença. Além disto, deve-se evitar o contato das mãos com olhos, nariz e boca depois de tocar em superfícies, usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados e ter hábitos saudáveis como hidratação corporal, alimentação equilibrada e atividade física. Caso ocorra a contaminação, 5 dias após o início dos sintomas, o paciente deve evitar sair de casa pois este é o período de transmissão da gripe A.

Clique na imagem, para ampliá-la

Com todo esse medo, está sendo muito fácil encontrar vídeos sobre o assunto: já vi vídeos que mostram a forma correta de lavar as mãos, vídeos explicativos, alguns mostrando o vírus em ação, vídeos com entrevistas de especialistas, trechos de noticiários, sátiras, enfim... é o assunto do momento no país, sem dúvida. Mas este que está postado aqui hoje no "Arte de Quem" é de um comercial australiano interessantíssimo que mostra numa câmera super lenta o quanto um espirro pode espalhar as gotículas que podem contaminar as demais pessoas com a gripe. Vale a pena ver!


Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!


Fontes: Wikipedia; Imagens: da internet

5 comentários:

  1. Que nervoso!
    E ainda se diz,SAÚDE!
    Ótimo vídeo.Show


    Saúde...

    Cris

    ResponderExcluir
  2. Oi, amigo!
    Eu assisti um documentário, certa vez, que explicava tudinho sobre as principais gripes do mundo. Fiquei horrozidada e mais hipocondríaca ainda, rsss. Sigo o que o meu marido (era médico) dizia: "Gripe não tem cura, ela segue um ciclo e atinge um ápice, depois decresce e o melhor mesmo é tratar das infecções bacterianas, o resto (injeção, chazinho) é superstição, paliativo."
    Agora, essa do porquinho (adoro leitõezinhos) tem um detalhe "positivo" que não sei se você e seus leitores estão informados. Seguinte: ela NÃO atinge os coroas. Éeeeee, meu filho, pelo menos, em alguma coisa levamos vantagem. Nós, pessoas mais maduras já estamos imunizados pelas muitas gripes do passado, criamos resistência. Deus é Pai!Rsssss.
    Adoro quadrinhos, Edu. Você me deu força para continuar remexendo no baú, valeu!!!Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amanhã vou dar uma boa olhada na sua Arte. Um bom final de tarde, Edu!!!

    ResponderExcluir
  4. Nao estao ausando do dieito de fazer panico??????????? Por favor....

    ResponderExcluir
  5. Respondendo

    Cris: Olá!! Realmente, esse vídeo (apesar de interessantíssimo) dá uma agonia danada na gente!! Bjão!

    Vanuza: De uns tempos pra cá, as pessoas tem dado mais importância para os assuntos médicos, o perigo das bactérias, enfim, coisas que antigamente não tinham tanto foco (o que é natural). Mas hoje vivemos num mundo paranóico por limpeza... a ablutomania (mania por limpeza) é cada vez mais frequente. Eu sou leigo no assunto, mas acho que o corpo só adquire resistência quando enfrentamos uma sujeirinha de vez em quando! Talvez por isso haja atualmente tantos casos de alergia, etc. Mas são só opiniões de alguém que não é especialista no assunto (rs). Sobre as doenças, isso já é outro caso.
    Bjão!

    Tertulias: Pois é, meu caro! A mídia sabe usar com maestria a sua linguagem para atrair a atenção, seja pelo bem ou pelo mal. Inclusive acho que até houve alguma restrição a este comercial na Austrália... mas não sei com certeza. Quanto a blog, o nosso foco principal é o vídeo mesmo!!
    FaloU!!!!

    ResponderExcluir