terça-feira, 25 de agosto de 2009

Sincronia

Precisão milimétrica

Quando eu era menino e ouvia os adultos dizerem que tal dia me levariam num cinema 3D, eu ficava coçando a cabeça tentando entender o que esse tal de cinema 3D tinha que o cinema normal não tinha. O que teria de especial naqueles óculos toscos? Demorou um pouco pra que eu aprendesse o que era o cinema 3d e que todas as coisas do nosso mundo tem 3 dimensões: a altura, a largura e a profundidade. Na verdade, o gênio Albert Einstein mudou tudo isso quando disse que na verdade tínhamos 4 dimensões: altura, largura, profundidade e o tempo.

No filme "O curioso caso de Benjamim Button", o personagem principal narra um trecho de forma brilhante mostrando o quanto as pequenas coisas estavam interligadas num acidente ocorrido com o personagem de Cate Blanchett, onde um segundo a mais ou a menos teria feito toda a diferença... uma perfeita sincronia de eventos. O acidente sofrido pelo piloto Felipe Massa é outro caso assombroso de uma fatalidade que teve uma sincronia tremenda... e se ele tivesse virado o volante um centímetro pro lado? E se ele tivesse ficado 1km mais lento ou mais rápido? Qualquer coisa mínima que ele tivesse feito diferente do que fez, provavelmente não teria acontecido o que aconteceu. O sincronismo dessas eventualidades é curioso!

E já que estamos falando em sincronia, o vídeo de hoje mostra uma sincronia fora de série da equipe olímpica japonesa de mergulho, onde um "sem-número" de participantes mergulham uns seguidos dos outros e conforme o vídeo vai seguindo, os intervalos do mergulho de um para o outro fica ainda menor. Fiquei até na dúvida se isso realmente aconteceu, tamanha é a precisão do intervalo. Infelizmente não descobri em que ano foi filmado, nem o nome da música que acompanha o show desses mergulhadores. Mas vale cada segundo!


Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!

5 comentários:

  1. olá, meu malcriado amigo...

    tenho estado ausente por excesso de trabalho, mas não deixo de passear por seu espaço, ainda que às "escondidas", pois não esqueço minhas amizades...
    ótima postagem, como sempre...

    beijos em seu coração

    ResponderExcluir
  2. Pois é, tens razão.
    A sincronicidade é uma lei.
    Estamos regidos por leis, e certamente cada um de nós há de lembrar algum evento na vida em que a sincronicidade foi determinante.

    ResponderExcluir
  3. Oi, amigo!
    Também andei queimando os miolos com esse 3D, rs.
    Tudo muda, tudo mudou...
    Vou procurar o filme, obrigada pela indicação, sempre sinônimo de qualidade vindo de você.
    Ótimo final de semana!!!Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Oi Eduardo,

    Sincronicidade.Pelo começo,a forma com que vc amarrou o texto,um nada a ver com tudo a ver...original,instigante e inteligente...misturou Einstein,Felipe Massa,B.Buton,e estes fantásticos japoneses que me remeteram a The Wall de Pink Floyd em um outro contexto.
    Super be

    Adorei!

    Cris


    PS-tem post novo lá no Cristina Siqueira

    ResponderExcluir
  5. Respondendo:

    Beto: Valeu, Beto!! Os comentários são legais e tudo, mas o mais importante mesmo é que o assunto seja do interesse do pessoal!!! Falou, meu caro!!!

    Bárbara: Essa sincronia nas coisas do dia a dia são tão sutis que chega a nos surpreender quando nos damos conta dela. Valeu!

    Vanuza: E aí, Van! Essa história de 3D realmente é uma onda, mas confesso que eu mesmo não consigo ver diferença nenhuma, com ou sem óculos. Veja mesmo o filme porque vale a pena...
    Bjão!

    Cristina: Valeu, Cris! Esses vídeos que eu posto aqui acabam me fazendo viajar na maionese, toda vez que eu me pergunto: "O que é que eu vou falar mesmo!?"
    Bjão!

    ResponderExcluir