quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Os males da vida moderna

Quando a criatividade mostra sua força

No maravilhoso mundo moderno onde tudo é simplificado ao máximo e o esforço é quase sempre o mínimo possível, os efeitos colaterais são bem fáceis de ser observados no nosso dia a dia, como por exemplo, nos flagrar indo de carro para um lugar que daria tranquilamente para ir a pé, ou então deixar de fazer alguma coisa por causa de um mínimo de esforço físico apenas porque tem alguma saída mais cômoda, como por exemplo, deixar de subir as escadas convencionais quando tem a opção de uma escada rolante ou um elevador. Talvez por conta dessa preguiça crônica por consequência dessa lei do menor esforço, existe hoje um índice alarmante de pessoas obesas, crianças com colesterol altíssimo, enfim, as conhecidas contra-indicações de uma vida sedentária.

Observando isto, um grupo sueco (acho que são suecos), apoiados pela Volkswagen criaram a Fun Theory (Teoria do Divertimento), que prega que fazer coisas simples de modo divertido é a melhor maneira de mudar o comportamento das pessoas para melhor. No site deles, tem alguns vídeos que mostram a reação das pessoas nestas intervenções super criativas, que, segundo eles próprios, "pelo meio ambiente ou por algo totalmente diferente... a única coisa que importa é que se mude para melhor". E aqui vão dois vídeos muito legais que provam esta teoria deles.

No vídeo abaixo, eles provam que subir as escadas pode ser muito mais divertido do que pegar o elevador ou subir as escadas rolantes, além de fazer muito mais bem para a saúde. E dá resultado, como você poderão ver no vídeo abaixo.


Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!

No vídeo abaixo, eles inventaram uma maneira muito divertida de fazer com que as pessoas joguem o lixo na lixeira, ao invés de jogar no chão, algo tão simples, mas que ainda assim há quem o faça.


Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!

Visitem o site "The Fun Theory"... eles aceitam sugestões (em inglês) e é realmente muito legal!

5 comentários:

  1. Pros suecos que têm tudo certinho, ou prá burguesia brasileira, falsa ou verdadeira que vive no relativo ou absurdo conforto, isso até que é uma teoria boa de ser apreendida.
    Mas pro povão que cada vez que sai de casa dá de cara com um desafio?
    Ônibus, trem, trocados prá um almoço que vai de um "podrão" ( aqueles cachorros quentes de rua ou salgadinhos com refresco a dois reais), calçadas cheias a passar,ser economista, médico emergencial, rezadeiros, fitoterapeutas ( porque o remédio do quintal é mais barato), encontrar laser prás crianças que custem barato, enfim, todo um desafio todo o dia e em todos os dias.
    Já é divertido demais.
    O burburinho de gente reclamando, e a vontade de ser nada - o que seria o segundo de iluminação do pobre assalariado brasileiro mesmo não conhecendo nada de zen budismo.
    É divertido ter que ser tanta coisa ao mesmo tempo - pois que no Brasil se morre de tudo, menos de tédio.
    Né não?

    ResponderExcluir
  2. Amigo querido,
    Eu sou inimiga pública número um dessa maldita "lei do menor esforço". Subo escadas, faço caminhadas, andei muito de bicicletas, enfim, só não sou uma ginasta porque o destino me levou para outro lado.
    Não digo "bem feito" a quem se prejuduca evitando se movimentar, mas muitos sabem que transgredir certas "leis da natureza" pode acarretar muitas dificuldades para a saúde. Enfim, tudo isso é falta de conscientização. Por isso, Edu, prefiro as moscas, grilos, abelhas e as trabalhadeiras formigas. Que sociedade perfeita a delas, não é mesmo? Por que foi logo o bicho homem dominar com mão de ferro o nosso belo planeta???
    Tamos lá no orkut formando uma turma muito legal, você aceitaria me add? Posso fazer o pedido? Você tá na Martha, não é?
    Abraçãooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Respondendo:

    Bárbara: Pois é, Bárbara... com certeza, o povão é atleta todo dia, sem medalhas ou troféus, a não ser a satisfação de garantir o sustento do "pão nosso de cada dia". O vídeo que eu postei trata mais do lado do comodismo do menor esforço, que é quase universal, mesmo em alguns fatores da classe mais pobre, como por exemplo, o simples fato de se matar pra procurar o controle da TV que insiste em sumir, ao invés de trocar de canal logo na TV. Mas o seu comentário está coberto de razão e eu assino embaixo!
    Bjão!

    Vanuza: E aí, minha amiga! Então... é quase um mal crônico do dia-a-dia. Meu pai mesmo brincava dizendo que no futuro as pessoas nasceriam com um só dedo em cada mão, apenas pra apertar botões. E por falar em animais, se tem uma característica que eu invejo é de que a jibóia pode ficar meses parada que a sua musculatura não sofre qualquer perda. Demais!!!
    Sobre o orkut, infelizmente faz um tempinho que fechei o meu, porque a maioria das vezes eu estou na net do meu trabalho e por aqui estava um pouco ruim pra entrar lá. Mas se eu estivesse ainda, nem precisaria dizer que eu te aceitaria sem problemas, né!? Bjão!

    ResponderExcluir
  4. FELIZ NATAL QUERIDO AMIGO, E UM ANO NOVO CHEIO DE PAZ E SAÚDE.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  5. Graaaaaaaaaaaaande Irmão Malcriado!!
    Véi, valeu pela visita e pelos votos!
    Me perdoe a ausência, mas desde que mudei as coisas andam assim, na mais perfeita desordem... rsrsrsrs
    Vou deixando por aqui os meus votos de um Natal sensacional e um Ano Novo realmente novo, com muita diversão, felicidade, paz, amor, harmonia e sucesso.
    Tudo de bom pra você & família, caro amigo; do seu amigo, adepto total da Fun Theory, muito antes até de saber que existia tal coisa... rsrsrsrsrsrsrsrs
    Valeu!!
    Aquele abraço...
    ML

    ResponderExcluir