sexta-feira, 19 de julho de 2013

Xingu

Pra diferenciar um pouco, hoje vamos falar de filme nacional... o ótimo "Xingu".

Filme: Xingu
Ano: 2012
Origem: Brasil
Direção: Cao Hamburger
Com: Caio Blat, Maria Flor, João Miguel e Felipe Camargo
Distribuição: Downtown Filmes

Falar de filme nacional nem sempre é uma coisa fácil. Há bons diretores, boas fotografias, edições, mas o roteiro muitas vezes deixa a desejar. Fica no ar a impressão de que estamos vendo uma novela global no cinema. É claro que existem as exceções, como por exemplo os filmes dos diretores Fernando Meirelles e José Padilha, apenas para citar.

Xingu é uma dessas boas surpresas... dirigido por Cao Hamburger e baseado em fatos reais, o filme conta a aventura dos irmãos Villas-Boas (Orlando, Cláudio e Leonardo) que se alistaram no programa de expansão na região central do país, conhecida como "A marcha para o oeste" durante o governo Getúlio Vargas em 1943 e acabaram liderando uma expedição que culminou, anos mais tarde, com a criação do Parque Nacional do Xingu. O filme se destaca pela abordagem mais ampla da aventura dos Villas-Boas, por tratar indiretamente da formação do povo brasileiro e dos problemas enfrentados pela expedição pela preservação e respeito dos direitos dos índios brasileiros.

Apesar da trama ter se passado entre os anos 40, 50 e 60, o assunto não poderia ser mais atual. Hoje o governo federal quebra a cabeça para lidar com os conflitos que envolvem a demarcação das terras indígenas, a confusão que é lidar com as invasões de fazendas e reintegração de posse no Mato Grosso do Sul, enfim, uma série de coisas que geram grande dor de cabeça para o governo, além dos inúmeros protestos para o reconhecimento dos direitos indígenas. O país é muito grande e de origem diversas, o que faz com que o Brasil Indígena pareça muito distante do Brasil Urbano (a parte mais representativa da nação), o que consequentemente faz com que os primeiros habitantes do país sejam marginalizados, algo que este filme mostra muito bem. Vale a pena dar uma conferida neste bom filme!

Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!


Imagem: Google

2 comentários:

  1. Olá Edu, tudo blz? Eu vi a série e amei, adoro tudo que fala sobre História! :)

    ResponderExcluir
  2. lindooo filmeee e triste cara nao da de imaginar que o ser humano e capaz e foi capaz de faser isso com os indios lindo mesmo vale a pena

    ResponderExcluir