terça-feira, 17 de junho de 2008

- Trailer - Simpsons -

Geralmente quando falamos de desenho animado, é natural associarmos a um entretenimento exclusivamente feito para crianças... e na maioria das vezes é mesmo! Mas existem também alguns desenhos mais ambiciosos que focam num público maior com assuntos mais complexos, capazes de agradar desde as crianças até os avós destas crianças, e este é o caso dos Simpsons. Criado por Matt Groening para a emissora FOX, "Os Simpsons" está no ar nos Estados Unidos desde 1989 e com isso, é a mais bem sucedida série no país com 19 temporadas e uma infinidade de prêmios dentro e fora dos Estados Unidos.

Mas um dos pontos que mais marcam a série é o humor ácido com que os personagens tratam assuntos delicados das mais diversas naturezas. Com o seu humor, criticam os costumes americanos, o governo do país, o preconceito, celebridades, outros países e até a própria Fox. Falando o que muito poucos tem coragem de dizer, os Simpsons conquistaram uma fama enorme mundo afora e muitas vezes suas "mensagens" causam um impacto enorme que vai muito além dos limites da fronteira americana. Muitas polêmicas já foram protagonizadas pelo desenho tanto dentro do seu país, como fora dele. Por exemplo, o desenho foi banido da Venezuela e causou grande repercussão na Argentina por citar Juan Perón (um ídolo nacional, para muitos) como um ditador.

Em 2002, a série satirizou o Brasil no episódio "O Feitiço de Lisa" (clique no título do episódio para assistí-lo) causando grande polêmica, o que rendeu muitos protestos do governo brasileiro e do secretário de turismo do Rio de Janeiro (cidade "alvo" do episódio), além de uma ameaça de processo da Embratur por denegrir a imagem do país, o que só fez aumentar a curiosidade do público e a tiração de sarro da imprensa internacional pela atitude do governo, na época do então presidente Fernando Henrique Cardoso. No episódio, os brasileiros são retratados como um povo com um comportamento sexual agressivo, loucos por futebol e a cidade do Rio de Janeiro é mostrada cheia de macacos e ratos, programas infantis com apresentadoras provocantes, sem contar que Bart e Homer são atacados por trombadinhas e Homer sequestrado por um taxista. Ainda que muitas coisas citadas no desenho sobre o Brasil sejam irreais (como a quantidade de macacos na cidade do Rio de Janeiro), outras foram exageradas, o que mexeu com o patriotismo de muita gente que viu o episódio. Na minha opinião, o humor ácido dos Simpsons sobre o Brasil é uma crítica muito apropriada para que o país reflita melhor sobre seus costumes e a falta de atenção de seu governo para prioridades básicas que são colocadas em segundo ou terceiro plano.

O ponto principal de hoje é o filme "Os Simpsons", lançado em 2007. Com um grande sucesso, já faturou uma fortuna e conta a história de Homer causando uma catástrofe ecológica em Springsfield, fazendo com que o governo isole a cidade do resto do país, o que causa uma grande confusão. O filme é muito legal e como sempre, utiliza o bom humor para criticar o desinteresse das pessoas pelas questões ambientais, as ações do governo, entre outras coisas.

Veja o trailer e tire suas próprias conclusões:


Caso não consiga ver o trailer, clique aqui!

PS: O episódio "O Feitiço de Lisa" do link no início do post, recomenda que seja visto pelo Internet Explorer.


------------------- // -----------------------

Um comentário:

  1. mas seu blog é um espetáculo a parte.Vir aqui é descansar a alma, adoro, seus textos, vídeos, enfim seu blog é bacana demais. Fiz postagem nova, apareça por lá. Um abraço

    ResponderExcluir