quarta-feira, 23 de julho de 2008

- Holograma no celular -

Faz pouco tempo, me deparei com um vídeo realmente muito curioso. É um vídeo que mostra o famoso Iphone completando uma ligação utilizando uma ferramenta holográfica diretamente do celular... UAU! Como o lugar onde vi primeiro este vídeo não tinha maiores informações, fiquei muito intrigado. Será que o Iphone já tem essa opção? Hoje em dia, com a tecnologia como está pro lado de foto e vídeo, ficamos sempre com a pulga atrás da orelha, desconfiando de uma possível montagem. Mas sobre o aplicativo holográfico, antes de vocês saírem correndo pra procurar a loja mais próxima onde tenha o tal celular da Apple (ou o "importador" mais próximo, já que o celular ainda não foi oficialmente lançado no Brasil), a resposta é NÃO. O Iphone ainda não tem a ferramenta 'holograma' ...ainda!

Máquina com o jogo holográfico Time Traveler

O que me fez subitamente acreditar que o vídeo seria possível foi ter me lembrado, quase imediatamente, do jogo Time Traveler de 1991 da Sega, que era revolucionário na época por ser um jogo de holograma. Super real, o Time Traveler poderia ser encontrado em algumas das playlands de grandes shoppings das capitais. Um dos fatores que fizeram-no relativamente famoso nessa época, foi uma reportagem do Globo Repórter que tratava da febre do videogame e que mostrava em primeira mão partes do jogo. Portanto, se em 1991 já havia um jogo com essa tecnologia, nada mais natural que mais de 15 anos depois houvesse um celular com essa possibilidade.

Cena do jogo holográfico Time Traveler, de 1991

O holograma ficou famoso após surgir da imaginação fértil de George Lucas e Steven Spielberg em 1977 no primeiro filme da saga Star Wars - Guerra nas Estrelas (que eu acho que todo o mundo viu... ou quase), que mais tarde, com o lançamento de três novos filmes que completariam a estória, foi rebatizada de Star Wars IV - Uma nova esperança. No filme, o robozinho R2D2 era enviado pela princesa Léa para encontrar um dos poucos jedis que restava no universo, Obiwan Kenobi. Ao encontrar o mestre jedi, o robô projeta a imagem holográfica de uma mensagem dela para Obiwan, o que mexeu com a imaginação de muita gente! "Lá pro ano 2000 (que na época parecia muito longe) vamos pode usar algo assim" muitos sonhavam naquele tempo.

Cena do filme Star Wars, onde um holograma é projetado pelo robô R2D2

Andei pesquisando sobre hologramas, antes de falar um monte de bobagens aqui (ou de simplesmente copiar e colar uma matéria qualquer sobre o assunto) e , portanto, atender uma mensagem holográfica pelo celular não está tããão longe assim. Segundo encontrei em diversos sites, a empresa Infosys, que diz ter a tecnologia que torna possível criar aplicativos que gerariam hologramas 3D para instrumentos portáteis como um celular, por exemplo. A Infosys faz previsões de que até 2010 esses aplicativos estarão disponíveis.

Imagem ilustrativa da empresa See Real para o futuro do game holográfico

E pra ver o quão perto está a tecnologia dos hologramas 3D, saiu na revista NewScientist que uma empresa alemã (See Real) promete o lançamento de uma tecnologia desenvolvida que faria, por exemplo, com que alguém jogando videogame de repente visse um monstro pulando pra fora da tela, como a imagem acima mostra. O sistema gera imagens apenas para as pessoas em frente a tela, já que o holograma é a recriação de toda luz, refratando seu brilho, gerando ondas que interferem umas nas outras... para ser visto de todas as direções seria preciso um super sistema. Explicando é meio complicado, mas o efeito é muito legal.

Holograma gigante projetado pela Sony

Além disso, já estão surgindo algumas empresas que utilizam uma tecnologia parecida para criar o holograma. Como é o caso da Teleportec, empresa que desenvolveu um sistema de video-conferência onde a pessoa poderia falar à distância do ponto A e ter sua imagem holograficamente gerada no ambiente B. Segundo a empresa, a única coisa que não será possível, será um aperto de mãos de verdade. Outra que parece que está mexendo nesse campo é a Sony. Encontrei essa imagem acima que segundo diz os créditos, a empresa projetou um holograma gigantesco do lendário monstro do Lago Ness em Hong Kong (senão me engano), mas não encontrei maiores informações sobre isso.

Imagem de uma videoconferência com o sistema holográfico Teleportec

Ah! Sobre o vídeo abaixo, na verdade é uma iniciativa da Google/Youtube (Mobile Tricks) onde os usuários enviam vídeos curiosos envolvendo celulares, promovendo assim os serviços do Google para aparelhos portáteis. Mas pelo que parece, não vai ser preciso esperar muito! Vejam o vídeo!


Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!



--------------- // ------------------

8 comentários:

  1. Esse negócio de holograma, é o máximo, já me imagino ao lado de Depp.Ele na minha frente rsrsrsr.
    Agora falando sério, adorei esta pesquisa, se deu trabalho valeu a pena.Ficou perfeita.Um grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Obrigada pela visita e pelos parabéns, não importa quantos foram,srrsr são deliciosos de se lerem.
    È como eu digo sempre, ficar sem visitar teu blog, perde-se muito e muito, é adorável , é criativo e muito intessante teu blog. Adorei esta postagem, vou voltar novamente com muita calma, pra me deliciar com ela.
    Beijão,
    Cris

    ResponderExcluir
  3. Nossa! eu estava morrendo de frustração:será que ele vem? Amigo, o nosso agradecimento não se restring ao comentário, mas à OPINIÃO, pelo posicionamento. Eu tenho implicância por essa coisa ligeira de comentar por ser amigo, tipo:" Belo texto. Bom dia!" Fico horrorizada com esse negócio de só conquistar números. Vamos colocar os temas e buscar um leque de opiniões. Bem, você fala nessa tecnologia toda que as multinacionais lançam, pois, para mim, não passam de pura pirotecnia, fogos de artifício, o que importa mesmo são AS IDÉIAS que mudam pra valer a vida de milhões de pessoas. Um Albert Sabin, ao lançar sua vacina contra a pólio fez mais que que dez Bill Gates. O holograma já é discutido desde a década de 60 e ainda não emplacou. Vou parando e te desejando um final de semana super criativo e gostoso, que ninguém é de ferro! Agora, não posso mais prescindir da sua presença, quem mandou nascer inteligente?Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Vc está a cada dia melhor! Eu é que não estou boa hoje, acordei às 4 da matina e não dormi mais, e estou precisando. Fiz novo post hj, a pedido de uma amiga do Blog. Vc já deve ter visto o filme, que é lindo.
    Apareça aqui:
    wwwrenatacordeiro.blogspot.com
    não há ponto depois de www
    Um beijo,
    Renata

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhh, ele me linkou!
    Com gripe e tudo, não posso deixar de visitar um amigo tão inteligente e nada malcriado. Estou com umas idéias, mas os vírus têm outras! Fico chateada que criam coisas fantásticas como o holograma, mas não dão uma porrada nesses bichinhos que nos tiram do sério, quando não, a própria vida! Vou te linkar, meu querido! Obrigada e linda noite!

    ResponderExcluir
  6. Grande tema! Fiquei entusiasmado, pois pensava que holograma era algo muito distante da realidade, mas você me instruiu em relação a isso, pensava que era algo de ficção científica e muito difícil de se reproduzir realmente, como já tinha lido em uma enciclopédia tecnológica. Cheguei até aqui através da minha mãe Vanuza. Excelente post! Guilherme

    ResponderExcluir
  7. Ufa! Que comprido! Ainda convalesço, outro desses num güento, não. Fiz novo post, porque não consigo ficar parada. Talvez vc não tenha visto o filme.
    Apareça por aqui:
    wwwrenatacordeiro.blogspot.com
    não há ponto depois de www
    Um abraço,
    Renata

    ResponderExcluir