sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

- Clip - Mucambo -

Desta vez, vamos tratar novamente de música, mas de uma forma um pouco diferente. Antes de começar, quem é Mucambo mesmo? É justamente aí que está a grande diferença... Mucambo é uma banda independente de uns amigos meus da cidade de Macaúbas, na parte meridional da Chapada Diamantina - no interior da Bahia - e que tem a felicidade (ou infelicidade...) de contar com a minha modesta ajuda na direção artística, dando uma mãozinha em vários assuntos. O meu papel neste caso é ser mais ou menos uma espécie de produtor, mas infelizmente sem o dinheiro!

A banda que tem mais ou menos uns 3 ou 4 anos de vida (não me lembro direito desse detalhe), faz suas músicas misturando ritmos regionais, como o reisado, baião e maracatu, com o rock. As letras procuram retratar a realidade do sertanejo simples que precisa enfrentar as dificuldades impostas pelo clima, condição social, cultura, etc.

O som da banda lembra o Nação Zumbi, mas com uma levada de rock um pouco mais agressiva em algumas músicas. Inevitavelmente, alguns se perguntam "...mas, rock na Bahia?", só que engana-se quem acha que no Estado só se produz axé, forró e o mais recente "arrocha"... de fato, esses ritmos predominam mesmo, mas é fácil observar que justamente por este motivo (talvez um clichê "imposto" pela mídia), os amantes locais do rock acabam se tornando ainda mais fervorosos como resposta. Abaixo vai o podcast com a música "Bicho de Pé", que mostra bem a característica da banda e a sua grande carta na manga, que é a salada de ritmos.





O Mucambo ainda não teve a sorte de ser "descoberto" no cenário musical, mas quem conhece a banda acredita que muito em breve as coisas vão mudar. Neste ano a banda se sacrificou e conseguiu gravar o seu primeiro álbum "Olho seco sem pena", independente e que, como não poderia deixar de ser, facilita uma série de coisas pra quem procura o seu lugar ao Sol. O clip que segue abaixo foi feito pelo pessoal (um tanto simples, sim, mas vale a intenção).


Caso não consigam assistir ao vídeo, clique aqui!


Visitem também o site do Mucambo no Myspace.

2 comentários:

  1. Oi malcriadinho do coração!


    Porque será que logo nos primeiros acordes me fez lembrar os mamonas assassinas? Eu tenho mesmo mau ouvido...não?

    Abracinho meigo pró meu amigo


    BIA

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    “Olha a cantiga”... Sangrenta que dorme silenciosa.
    Para quem já sentiu fome o vídeo, cospe palavras urge alimentar a fome da boca.


    É a amassas de artistas/músicos dessa nossa terra encantadoramente apaixonante!...

    Passar por aqui, é sempre um aprendizado e tanto!

    [obrigada]


    (a)braços,flores,girassóis:)

    ResponderExcluir