quarta-feira, 25 de março de 2009

- Trailer - Sombras de Goya -

O artista das críticas ácidas

Ficha Técnica:
- Título original: Goya's Ghosts
- Ano de produção: 2006
- Diretor: Milos Forman
- Com: Javier Bardem, Natalie Portman e Stellan Skarsgård

Q
uando soube do lançamento de um filme que retratava o pintor Francisco José de Goya y Lucientes (1746 - 1828) no período mais interessante de sua vida, corri como louco para achar, afinal, um filme sobre Goya dificilmente não seria interessante. E as expectativas foram correspondidas! A época em que se passa o filme (1792) foi num período em que ele fez diversas gravuras que foram consideradas obcenas e mexeram com o orgulho da igreja católica em pleno período da Santa Inquisição, principal alvo das críticas do pintor. Mas Sombras de Goya não é um filme sobre o pintor... e sim, sobre as loucuras do período da Inquisição, sobre a necessidade de alguma pessoas de seguirem um ideal, uma doutrina, etc, e as consequências que o fanatismo produz.

A trama tem início com a discussão de um conselho da Inquisição espanhola sobre as gravuras de Goya e a defesa de seu trabalho por um de seus membros, Lorenzo (Javier Bardem), que o admira. Porém, Lorenzo sugere que aqueles são tempos perigosos e que a igreja deveria ressucitar um antigo ritual em busca de hereges, judeus, etc. Para isso, entrava em ação diversos espiões da igreja nos mais inusitados lugares para observar os costumes das pessoas e desta forma, encontrar culpados. Inês, a modelo preferida (Portman) das pinturas de Goya (Skarsgård), filha de um amigo do pintor, tem o azar de estar numa taverna a noite e recusa um pedaço de porco que era servido no local, o que aos olhos do delator era prova suficiente de que ela praticava rituais judeus e assim, a denuncia para a inquisição. Entregue as autoridades seculares, eles decidem ajudá-la a falar a verdade, que em outras palavras seria a tortura como meio do acusado encontrar a "verdade de Deus". Para eles, teoricamente, mesmo sob tortura Deus daria forças suficientes para que o acusado suportasse os contratempos e falasse a verdade (ou algo do tipo).

Aflitos, os pais de Inês pedem ajuda à Goya para intervir por sua filha através de seus contatos, uma vez que ele é o pintor oficial da corte. Com isso, Goya fala com Lorenzo, de quem está pintando um retrato, para ajudar a libertá-la. Como forma de ganhar o apoio de Lorenzo, a família da garota convida Goya e Lorenzo para um jantar, mas durante o encontro, Lorenzo diz que nada pode fazer para libertar Inês, que confessou ser judia (graças às torturas). Revoltado, o pai dela propõe um teste para ver se este método realmente funciona, escrevendo uma carta em nome do próprio Lorenzo que confessa ser um macaco e o tortura na sua sala de jantar até que este endosse o documento, provando assim que sob tortura qualquer um confessaria qualquer coisa. Com o tal documento na mão, este propõe que a "confissão" seja a moeda de troca pelo empenho de Lorenzo na libertação de sua filha, caso contrário entregaria o documento para os seus superiores. O grande problema é que Lorenzo vai ao encontro de Inês, que mantida prisioneira e nua, acaba se tornando uma obsessão para o frei e o problema só ganha novos ingredientes, com a negação da igreja para o pedido de libertação de Inês feito por Lorenzo.

O filme mostra a versatilidade do diretor Milos Forman (que também dirigiu grandes filmes como "Um estranho no ninho", "Hair", "Amadeus" e "O Mundo de Andy") em mostrar a corrupção do indivíduo, o fanatismo e o sofrimento das vítimas das loucuras dos homens. Outro que dá um show é Javier Bardem que mostra ser um ator fantástico, principalmente encenando o papel de vilão. Apesar de tratar da Inquisição espanhola, o filme ainda assim consegue ser atual e inclusive me fez lembrar (não sei por que) da ditadura brasileira, ainda mais que este ano é o aniversário de 40 anos da implantação do AI-5 no Brasil, a fase mais negra de nossa história.

Outro ponto que me fez lembrar do filme foi o recente caso do estupro da menina de 9 anos que acabou ficando grávida de gêmeos e que causou grande polêmica no país depois da igreja ter excomungado a menina que foi vítima, sua família e os médicos que realizaram o aborto, mas sem punir o estuprador, já que para eles o aborto é um crime muito maior do que o estupro. Chega a ser interessante o fato da igreja católica (e deixo claro aqui que não tenho nada contra ela) que sob a batuta do Papa Bento XVI tenta de todas as formas combater a debandada de seus fiéis para outras religiões, mas mesmo assim ainda continua com posições tão absurdas para os tempos de hoje, o que é um paradoxo. O fato em si nos induz a acreditar que o Vaticano ainda tem em relação à mulher um preconceito disfarçado, ao invés de respeitá-las mais, afinal, desconfio que a grande maioria dos seus seguidores são mulheres. No início deste mês, praticamente no mesmo período da excomungação da menina estuprada, o Vaticano publicou em seu jornal um artigo que defende que talvez a máquina de lavar tenha feito mais pela mulher do que a pílula anticoncepcional ou o acesso ao mercado de trabalho! Talvez vendo a bobagem (mais uma das tantas já faladas, até pelo próprio Papa), Bento XVI se pronunciou pedindo respeito à dignidade da mulher, homenageando Madre Tereza de Calcutá no dia internacional da mulher, afinal, ele também não é louco. Talvez, ao invés de ficar tentando esconder os graves erros do seu passado (como o silêncio perante o holocausto), ao invés de ficar sustentando posições que vão de encontro às necessidades dos tempos atuais (como recriminar o uso de camisinhas e pesquisas com células-tronco), seria mais interessante acompanhar as mudanças dos tempos. E convenhamos, qualquer moralismo vai por terra com tanto caso de pedofilia entre padres.

Mas, polêmicas à parte e voltando ao assunto (antes que eu seja excomungado pela igreja ou por vocês leitores), Sombras de Goya é um filme que nos faz pensar sobre muitos comportamentos e com certeza vale a pena ser visto, por também ter uma ótima fotografia e atuações brilhantes dos atores. O trailer já dá uma boa mostra do que é:


Caso não consiga assistir ao trailer, clique aqui.



Fontes:
Folha online e Wikipédia

6 comentários:

  1. Meu querido amigo, você faz comentários de filmes de uma maneira lúcida, inteligente.Quem não viu fica louco para ver.
    Este filme é tudo de bom, embora tenha sido mascarado certas preferências de Goya.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha e se nós formos excomungados estaremos em boas companhias como Galileu,Giordano Bruno, Joana D'Arc. Goya, que artista e intelectual!
    Excelente!

    ResponderExcluir
  3. Êta que o braseiro tá ardendo!
    Todo mundo pra fogueira!
    E o Malcriado vai ser o primeiro, rssss.
    Amigo, eu vi os primeiros vinte minutos do filme, mas tive que interrompê-lo por algum motivo. Mas vou voltar, pois a temática é forte e se trata de Goya, um dos meus artistas mais amados, se bem que El Greco também levou umas boas lambadas da Santa Madre.
    Olha, fui "educada" em colégio de freiras alemãs, você acha que ainda estranho alguma coisa???
    Ótimo final de semana, amigo!!!Bjss

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse filme, Javier está muito bem no papel, sempre com dicas boas aqui!

    bj bj

    ResponderExcluir
  5. Respondendo:

    Martha: O filme é interessante pela crítica. Em algumas coisas ele peca realmente, mas considerando tudo, ele ainda fica com um saldo bom!
    Bjão!

    Adriano: Obrigado, Adriano! Realmente, vendo por este ângulo, os excomungados são mesmo notáveis!!! rs

    Vanuza: hehehe... se todos fossem para o fogo do inferno, a terra estava impregnada com cheiro de churrasco, tamanha é a quantidade dos que tem a consciência pesada. Mas veja mesmo... eu gostei bastante!
    PS: Você deve ter muita história interessante pra contar então!!!

    Julia: Esse foi o terceiro filme que eu vi com ele... e cada vez que vejo outro, me surpreendo ainda mais. Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Passei para dar um abraço de urso.
    Vá por lá tenho novidades.
    beijosssssssssssssss

    ResponderExcluir