sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O mal da internet

Propagação de fatos ou de boatos?

Algumas vezes, nos deparamos com algumas coisas na Internet que nos faz refletir sobre o comportamento das pessoas. Sabe aquela antiga brincadeira infantil em que vários participantes falam no ouvido do colega do lado uma frase qualquer e ao chegar no ouvido do último participante, a mesma frase já está totalmente diferente? Pois, como não poderia deixar de ser, isso também acontece na Internet. E este problema na maioria das vezes nem é pela índole das pessoas, que não está em jogo aqui... talvez seja por culpa da interpretação de cada um, que é muito diferente (pelo menos, é o que eu quero acreditar!!).

Em agosto de 2003, o planeta Marte alcançou a menor distância em relação à Terra em 60 mil anos. Todos os anos, o planeta Marte se aproxima bastante da Terra, mas em 2003 o planeta vermelho ficou a apenas 55,7 milhões de km, o que só vai ocorrer em 2287. E por que falar disso agora? Acontece que de lá pra cá, é só chegar o mês de agosto que vários e-mails chegam pra mim falando que no dia 27 vai haver “duas luas” no céu! E pelo jeito, isso acontece com mais pessoas também... em agosto do ano passado, o jornal “A Folha de SP” chegou a publicar uma matéria dizendo que o e-mail não passava de um boato, devido ao volume de pesquisas sobre o tema nos seus arquivos.

Em 24 de dezembro de 2007, Marte esteve a 88 milhões de km da Terra e a próxima vez em que o planeta vermelho vai estar bem próximo de nós será em 27 de janeiro de 2010, quando ficará a 100 milhões de km. Ou seja, ele está se distanciando. E mesmo que estivesse bem perto, dificilmente veríamos “duas luas” porque o brilho de Marte não se compara ao brilho da Lua. Marte apareceria no céu como uma estrela grande... foi o que aconteceu em 2003.

A Internet com certeza potencializou a propagação das notícias, mas nem todo mundo que passa pra frente o que leu busca avaliar as fontes, pesquisar, saber da veracidade dos fatos, etc. O jornalismo também sofre com isso... os blogs e microblogs (twitter) se tornaram ótimas ferramentas, como meios rápidos de passar a informação de uma forma mais livre e mais direta, mas isto também acaba se tornando um problema. Naturalmente, nos blogs e no twitter, muita informação errada é publicada (bem depressa) e repassada por aí como verdade. É claro que isso sempre aconteceu, desde os primórdios da imprensa escrita, mas o alcance da Internet é incomparável.

Para ilustrar o post de hoje, vão dois vídeos estreitamente ligados ao assunto. O primeiro deles é na verdade uma repostagem de um que já tinha sido publicado há muito tempo aqui no "Arte de Quem" e que fala do plágio, um mal que também é muito corriqueiro na grande rede. Neste vídeo, o cantor Tom Zé, participando do programa "Ensaio" da TV Cultura, fala de um episódio em que alguém o acusou de plágio em uma de suas músicas, o que acabou sendo pra ele uma ótima idéia para a música "Se o caso é chorar"! Coisa de gênio!!



Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!

E o vídeo a seguir é sobre o boato das “duas luas” no céu, provavelmente feito por alguém que recebeu o tal e-mail, se empolgou e fez um vídeo inspirado na notícia "quase verídica".



Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!


Créditos: Folha de SP

5 comentários:

  1. Obrigada pela visita querido amigo.
    Este assunto que você abordou tão sabiamente é o caus gerado pela informação muito rápida. Ainda vai piorar.
    beijossssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. TV Cultura posso ver.
    Marte , mil luas, Vênus, Saturno, e afins nem me interesso.
    Onde moro o céu é sempre nublado e além disso as montanhas impedem uma visão de céu como entendo que seja céu.
    Mas muito pertinente.

    ResponderExcluir
  3. Oiiiiii, Edu!
    Menino, casa pra pintar, reformas, etc. Fiquei até doente...agora é que estou me recuperando, ufa!
    Tom Zé tem uma história musical extraordinária. Certa feita, no Programa do Jô, ele revelou sobre a seus estudos musicais eruditos, coisa de louco! Ele ainda falou que seria capaz de compor quaisquer músicas populares, mas optou mesmo pelo experimentalismo musical. Hoje em dia, após ter ficado anos no ostracismo e passando apertos na vida, os americanos o descobriram e...milagre dos milagres, o Brasil (hipocritamente), também!
    AMO TOM ZÉ e agradeço muito a você por tê-lo trazido aqui para nós.
    Parabéns, mais uma vez!!!Bjssss

    ResponderExcluir
  4. Na questão das "duas luas",vou ser curta e grossa:
    a ignorância da mídia e do brasileiro médio é uma vergonhaaaaa...
    Depois vou no Arte por Parte com muita calminha. Lá, eu gosto de curtir mesmo.
    Te adoro!!!

    ResponderExcluir
  5. oi,

    Você abordou e bem um tema que incomoda e muito.Sobre a gripe suína então considero o que me chega palpite.A net é cheia de palpites.
    Obrigada pela disponibilização da sua pesquisa.

    Com carinho,

    Cris

    ResponderExcluir