terça-feira, 8 de setembro de 2009

Quando o melhor amigo perde espaço

A hipnose dos meios de comunicação

Uma situação muito comum na maioria das casas por aí, durante o horário nobre, é ter numa sala qualquer algumas pessoas harmoniosamente sentadas em frente de uma TV, rigorosamente calados, se tolerando mutuamente, hipnotizados pela programação que quase sempre não diz muita coisa. Ano após ano a arte da conversação morre um pouquinho dando lugar ao conteúdo oco dos "reality shows", dos humorísticos que repetem a mesma fórmula por mais de 30 anos, da notícia da vida de celebridades (que nem sempre tem grandes méritos por sua fama), dos pontos de vista e interesses inseridos nas entrelinhas das notícias, enfim, geração após geração parecem ser adestrados à se interessar e cuidar da vida alheia.

Nunca estivemos tão conectados e tão distantes uns dos outros como vem acontecendo hoje. Fascinados por nossas criações tecnológicas, temos mais assunto para falar com os outros através de ferramentas online do que a desenvoltura para fazê-lo pessoalmente. A interação passou a ser virtual, assim como as brincadeiras das crianças... enfim, nos tornamos tão dependentes destas criações sob a máxima do menor esforço, que estamos deixando num segundo plano coisas importantes como o contato, no sentido mais original da palavra.

Acredito que baseado neste pensamento, o canal TVE da Espanha bolou um comercial genial (me parece que um pouco antigo) que trata do assunto com muita criatividade e bom humor!! Um vídeo show de bola e que nos faz pensar sobre esse costume tão comum na vida de tantas pessoas.


Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!

7 comentários:

  1. Essa realidade é muito tristinha.
    Mas acho que antes de considerarmos a comunicação com o outro, deveríamos todos, praticar um pouquinho de silêncio interior, a revigorar nosso íntimo espaço.
    Bem, pelo menos eu, necessito desse espaço prá reciclar algumas coisas, prá poder oferecer alguma qualidade na relação com o outro.

    ResponderExcluir
  2. Oi sou amiga da Renata e ela fez uma postagem sobre Batman e li o teu comentário, gostei muito do que li sou super fã dos filmes e o Begins e O Cavaleiro Das Trevas foram os melhores.
    Sou apaixonada por cinema por isso vim no teu Blog falar sobre teu comentário.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olha, meu amigo Edu! Se fizessem uma enquete hoje e as pesquisas desses que o mundo inteiro se reúne "harmoniosamente" em torno da TV, eles iriam verificar que uma única pessoinha iria ficar de fora: EU. Sabe por que? Porque EU ODEIO essa televisão de hoje e nem vou mais à sala da minha casa. Minha doce prisão é o meu quarto com uma TV sim, mas para assistir nossos filmes escolhidos a dedo que também não vou perder tempo vendo porcaria, hahahaha. Sou assim, chata pra cacete com o tipo de coisas que assisto. Algumas vezes sou um pouquinho brega e abro umas poucas exceções...
    Vi o vídeo. Excelente!
    O cachorrinho tá certo, eu se fosse cachorra também faria o mesmo, mas antes de sair daria uma boa mordida nesse menino oligofrênico, rsrsrs.
    ADOREI!!!Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Correção:"...e as pesquisas dessem..." Quando me chateio erro tudo na digitação.

    ResponderExcluir
  5. Então ...perfeito o assunto abordado!
    Gostei da maneira de como foi escrito.
    beijos amigo.

    ResponderExcluir
  6. olá, meu malcriado amigo...

    interessante campanha...
    veja, temos alguns aparelhos de tv em casa (somos dois, eu e ivanete) mas os usamos como monitor de pc, e os demais, telas para exibição de nossos vídeos e filmes preferidos...
    concordo com a vanuza em seu comentário acima e só posso lhe dar meus parabéns pela abordagem do assunto...
    uma excelente semana...

    beijos em seu malcriado coração...

    ResponderExcluir