terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Manual Básico para Reportagem

Em meados do ano passado, uma comissão do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o diploma de jornalismo não era mais um item obrigatório para exercer a profissão... a notícia caiu como uma bomba para os formandos e formados em jornalismo. Com a popularização da internet no país, surgiram cada vez mais blogs sobre notícias, muitas vezes de pessoas que não eram necessariamente formadas em jornalismo, focando um lado mais pessoal da notícia, o que de uma certa forma foi um dos motivos inspiradores da polêmica decisão. A justificativa do relator Gilmar Mendes foi a de que os danos a terceiros não são inerentes à profissão de jornalista e que não poderiam ser evitados com um diploma, acrescentando ainda que notícias não-verídicas são graves desvio de conduta e problemas éticos que não encontram solução na formação superior do profissional.

Na verdade, a lei deverá ter pouca ou nenhuma influência na situação dos atuais cursos superiores de jornalismo, já que a não obrigatoriedade do diploma não significa o fechamento dos cursos, afinal, o preparo técnico dos profissionais é importante e deve continuar nos moldes de cursos como o de culinária, moda ou costura, nos quais o diploma não é requisito básico para o exercício da profissão e serão as empresas de comunicação que deverão estipular os critérios de contratação que naturalmente devem beneficiar os detentores do diploma na área, afirmou ainda o relator.

Depois de toda a polêmica deste assunto, o humorista "stand up" Rafinha Bastos, conhecido do público por estrelar o programa "CQC - Custe o que custar" da TV Band, apresenta aqui um pequeno e divertido manual de como se fazer uma reportagem padrão, que na verdade é um modelo norte-americano seguido por muitos jornalistas pelo mundo, como podemos observar diariamente também na TV brasileira. O vídeo na verdade foi inspirado na obra "How to Report The News" do jornalista e humorista britânico Charlie Brooker. E já que no Brasil não é mais obrigatório um diploma de jornalismo, aqui vai um manual "faça-você-mesmo-o-seu-telejornal". Confira!



Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!

Um comentário:

  1. Olá Eduardo! Vi seu comentário no meu blog e vim ver o seu.
    Aliás, muito bacana! Parabéns. Tem bastante coisa interessante por aqui - voltarei sempre.

    Sobre os piores filmes do mundo, acho que a lista oficial seria gigante ahahahaha

    Beijos
    Tassi

    ResponderExcluir