quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Você tem medo de que?

Um dos sentimentos mais primários que existe é o medo. Naturalmente, ninguém é muito chegado em sentir medo, mas não há como negar que ele é muito importante, afinal, é uma ferramenta de autopreservação que nos alerta para o perigo, desenvolvido desde os primórdios dos tempos. E pobre dos que não tem medo... tem ao seu lado a alta probabilidade de não durarem muito.

Os filmes de terror e suspense se valem dessa característica comum para prender a atenção dos telespectadores, explorando este medo através do comportamento do outro, das intempéries do tempo, das catastrofes, dos animais e, acima de tudo, do desconhecido e do sobrenatural.

O filme "O Iluminado" do diretor Stanley Kubrick (já tratados neste blog aqui e aqui) é um clássico e, segundo os críticos, tem a cena mais assustadora do cinema, onde o filho do protagonista, ao andar pelos corredores de um imenso hotel com o seu velocípede, dá de cara com duas gêmeas paradas no meio do corredor. Se valendo desta pequena curiosidade, este vídeo mostra o que acontece quando uma criança é colocada no meio de um corredor, seguindo os mesmos moldes do filme, com uma câmera oculta filmando a reação das pessoas. Interessantíssimo!

Caso não consiga assistir o vídeo, clique aqui!


Imagem: Google

2 comentários:

  1. Kubrick, um mestre!
    Uma dica de um diretor espanhol, muito moço (pouco mais de trinta anos): Guillem Morales. Ele só fez dois longas, mas são de uma perfeição assustadora e, mais, inteligentes. El Habitante Incierto e Los Ojos de Julia são imperdíveis. O primeiro vai ser refilmado em Hollywood (será que eles vão querer estragar essa obra-prima como fazem com os outros filmes?). Filmes cults, meio difíceis de encontrar, mas vale a pena.
    Gosto de curtir também os tailandeses. São terríveis, mas bem feitinhos, prendem nossa atenção.
    Gostei do vídeo. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Detalhe:
    Não tenho medo, só assisto por curtição...tenho mais medo dos vivos, pode crer!

    ResponderExcluir