terça-feira, 6 de maio de 2008

- David Belle e sua invenção -

Imaginem a seguinte cena: num dia qualquer você decide ir a um shopping e por lá, distraído vendo as vitrines e etc, se depara com um maluco que para ir de um lugar a outro faz da forma mais inusitada possível - pulando ou escalando. Mas de uma forma que nem se parece com uma pessoa comum... mais parece um gato ou um desses heróis de quadrinhos.

Pois é, esta cena não é tão surreal como podemos supor. Se trata do parkour, atividade física criada pelos franceses David Belle e Sébastien Focaun que incorpora uma filosofia bem simples, que é mais ou menos a "liberdade de percurso". Parkour na verdade é uma forma alterada e simplificada da palavra "percurso" em francês. A idéia principal é ir de um ponto a outro da forma mais rápida e direta possível, superando obstáculos que pode ser qualquer coisa no ambiente, na cidade ou no campo. Para isso, o praticante (traceurs) é obrigado a estar muito bem preparado e conhecer com precisão seus próprios limites.

No vídeo vêmos o próprio David Belle numa das suas práticas de rotina. Muito impressionante pela naturalidade demonstrada por David que, como já poderíamos supor, é uma das referências máximas do parkour. Um pensamento quase imediato que têmos ao ver estes vídeos é imaginar o quanto eles se machucam e quantos acidentes acontecem com os praticantes. Andei pesquisando por aí e na verdade o índice de acidentes é muitíssimo baixo considerando o que é feito. Segundo os próprios praticantes, o baixo índice é uma consequência da própria filosofia do esporte que exige que cada um saiba o seu limite e tenha a máxima concentração durante cada manobra... sem contar que "não existe liberdade nenhuma numa cadeira de rodas" (palavras do próprio David). No Brasil, os primeiros praticantes surgiram em Brasília e São Paulo em 2004.



Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui.


----------------------- // ---------------------------

Um comentário: