segunda-feira, 12 de maio de 2008

- Trailer - Cloverfield

Um belo dia enquanto abria o meu e-mail, vejo uma newsletter (ou mala direta, como queiram) da Paramont Pictures. Lá falava sobre um filme chamado Cloverfield - Monstro... nem dei muita importância, afinal, com um título tão idiota como este, o filme na certa seria mais um daqueles furrecas do gênero. Outro dia aparece outra mensagem falando novamente do filme e assim se seguiu por algumas semanas. E a velha tática do marketing insistente despertou minha curiosidade. Será que esse filme vale a pena?

Até que surgiu a oportunidade de vê-lo. Sem grandes expectativas, comecei a ver o tal filme. O começo do filme já mostrou que era diferente... um personagem pega a sua câmera e começa a filmar o apartamento de uma suposta namorada. Daí por diante vão se seguindo alguns cortes na gravação e o filme se desenrola sempre sob a visão daquela câmera e assim vai durante os 18 minutos iniciais (em cinema, dizem que esta é a parte da construção do personagem). O detalhe do filme sempre ser visto pelo ângulo daquela câmera funciona tão bem que o espectador sente-se dentro do filme e até esquece que, como o título já sugere, existe um monstro... ainda mais porque essa fase demora mais do que o normal pra um thriller. Em alguns momentos fiquei tentado a deixar o filme pra lá e cair fora. Até que de repente as coisas esquentam de vez e o filme realmente acontece. A tensão é enorme e a gente fica preso na teia pegajosa da trama.

Não é uma coisa inovadora mostrar um filme como se o personagem estivesse filmando (vide Bruxa de Blair), só que este filme funciona muito melhor. Com certeza o diretor estudou diversos registros do atentado de 11 de setembro para criar o clima de terror do filme. Eu sempre achei que pra um filme ser bom de verdade, ele tem que fazer a gente mais ou menos 'acreditar' que aquilo tudo alí é uma situação real e Cloverfield consegue com louvor.

O trailer dá uma pequena amostra do que é.




Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui.




--------------------- // -----------------------

2 comentários:

  1. Adorei a dica , pelo texto que vc escreveu e pelo trailer, da pra ver que o filme parece ser muito bom. Vou ve-lo
    Obrigada pelas suas palavras la no meu espaço e pela visita, adoro ter vc la
    Super beijos,
    Cris

    ResponderExcluir