segunda-feira, 30 de junho de 2008

- Cultura ao alcance de um clique -

O post de hoje vai ser um pouco diferente do que costuma ser e vai ser também um pouquinho mais sério... de fato, vai ser especial. Hoje vamos tratar da modernidade nossa do dia a dia, com uma série de indicação de links e sites. Vamos lá, então!

Ferro de passar de antigo

É muito comum, e na certa isso já aconteceu com todo mundo, aparecer no nosso círculo de convívio alguém dizendo que preferia ter nascido numa época X... e algumas vezes somos nós próprios quem diz isso, mas essas frases são ditas sem uma reflexão mais cuidadosa. Apesar dos problemas que temos hoje de motivos diversos (superpopulação, aquecimento global, violência, etc), se realmente fosse possível mudarmos de tempo, acredito que certamente não ficaríamos muito contentes com a escolha, depois de passado um tempinho. Mesmo com a desigualdade social em muitos lugares, hoje as pessoas têm acesso a uma série de facilidades nunca vistas anteriormente na história, como, apenas citando alguns exemplos, podemos afirmar sem medo que a medicina hoje é muito evoluída, a expectativa de vida é alta como nunca foi antes, a fome tem diminuído, mais pessoas tem acesso à educação, etc. Hoje vivemos na mais próspera das épocas da humanidade, apesar de tudo!

Clique na imagem para ampliá-la... e visitem o site do Benett

Para melhor exemplificar tudo isso, basta olhar para a atual facilidade de acesso à cultura. Não é preciso ir muito longe no tempo... há 20 ou 15 anos, uma pessoa que conhecia muito de música, por exemplo, geralmente era alguém que gastava uma fortuna com discos, que trabalhava na área musical ou que ainda era muito bem relacionado com pessoas do meio. Hoje, basta a vontade de querer conhecer que é possível baixar em blogs ou sites ou escutar qualquer álbum de qualquer banda em rádios online, sem precisar de grandes conhecimentos em internet. Baixar músicas gratuitamente na internet é considerado como um crime de pirataria, prejudicando o artista e etc, mas é muito comum encontrar pessoas que há muito tempo não compram um cd. E analisando bem, o prejuízo pra valer é muito mais para as gravadoras que estão vendo as vendas de cds caírem vertiginosamente. Com esta queda, os artistas estão sendo obrigados a suarem um pouco mais a camisa, apostando muito mais em shows. O lado bom é que com a internet, muitas bandas têm aparecido e explorado este veículo, como é caso da banda "Clap Your Hands and Say Yeah", que após grande sucesso na internet através de sites como o "My Space" e “Youtube”, despertaram a atenção de uma gravadora e conseguiram seu lugar ao sol.


E os filmes? Pra conhecer mesmo de cinema o fulano tinha que rebolar e, de novo, ter muita grana pra gastar nisso. Clássicos do cinema como "Cidadão Kane", "Cantando na Chuva", "Psicose" ou "Metrópolis" eram conhecidos apenas por poucos, geralmente por quem morava nas capitais... e da mesma forma que com as músicas, também já é possível baixar uma variedade enorme de filmes na Internet (o fórum do FARRA é uma ótima opção), e igualmente, já vai tirando o sono das grandes produtoras que começam a ver as vendas de DVD caírem. É muito fácil achar em qualquer lugar uma banquinha de DVDs piratas de filmes ou em blogs também. Com isso, a quantidade de filmes por ano tem sido menor em Hollywood, além de produções mais baratas começarem a conquistar maior espaço. Nos três últimos prêmios de melhor filme do Oscar, três filmes independentes foram indicados e dois ganharam ("Crash - No Limite" e "Pequena Miss Sunshine").

Os maiores jornais do mundo já têm há algum tempo sua versão online e alguns mundo afora já começaram a parar com a versão impressa. Dentro de pouco tempo já será possível para qualquer um assistir TV pelo celular graças a tecnologia 3G. A TV já está na internet e com uma conexão boa é possível ver uma infinidade de canais (através do programa “joost”). Algumas séries famosas de TV começaram a disponibilizar seus episódios mais antigos para downloads gratuitamente (como por exemplo, o South Park). Revistas famosas também começaram a disponibilizar o conteúdo de edições passadas para quem queira ler gratuitamente (Super Interessante). A facilidade é tão grande hoje que grandes universidades, como é o caso do MIT - Massachucetts Institute of Technology, por exemplo, já disponibilizaram o material de seus cursos (já tem em português também) para aqueles autodidatas que queiram se aventurar. Já é possível, inclusive, ler clássicos da literatura brasileira e/ou mundial pela internet também (pelo site do Domínio Público). Tem até um site de vídeos (waitless) que dá dicas para as pessoas perderem o mínimo de tempo possível ao fazerem coisas comuns do dia a dia! Tudo isto e muito mais está acessível e muitas vezes de forma gratuita. E internet hoje está bem fácil... já fazem previsões de que até 2012, 25% da população mundial terá acesso a internet.

Através dos tempos ficou muito claro que a arte e a cultura de forma geral eram favorecidas para as elites, que sempre tiveram acesso. Os artistas sempre miravam nesta mina de ouro durante a história e muitos grandes mestres sobreviveram graças aos favores de mecenas, como foi com Leonardo Da Vinci... afinal, era preciso sobreviver de alguma forma. Considerando tudo isto, essa democratização do acesso à cultura é uma revolução sem igual na história e pelo que já vimos até aqui, as cenas dos próximos capítulos prometem ser ainda mais quentes. Ah... e pense duas vezes antes de dizer que preferia ter vivido na década de 70, 60, 50, etc!

PS: Visitem os sites indicados do arte de quem... é diversão e informação garantida!

3 comentários:

  1. Vivemos no melhor tempo, mas eu preferiria ter nascido no século XIX. Arrumava um marido de fachada e um ótimo amante. Ficaria feliz d avida. Não levou isso a sério, levou?
    Agradeço pela solidariedade dispensada.
    Fiz um post para o nosso vampiro o "Ravnos", que tanto me pediu, sobre Cidadão Kane. Apareça por lá:
    wwwrenatacordeiro.blogspot.com/
    não há ponto depois de www
    Um beijo,

    ResponderExcluir
  2. Vivo no tempo certo, apenas minha mente me contradiz em certos aspectos. As tecnologias e a liberdade de hoje me impedem de desejar ter nascido em outra época.

    Beijos de Sol e de Lua.

    ResponderExcluir
  3. Uma verdadeira relíquia esta tua postagem. Amei, me fez recordar um ferro parecido com este que minha mãe guarda até hj com muito carinho e que provavelmente deve ter passado as minhas roupas de bebe.Além do ferro guarda um radio tb incrível. Adorei a postagem
    Beijos,
    Cris

    ResponderExcluir