segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

- Chuvas em Santa Catarina -

No último post sobre o Royal de Luxe, a nossa amiga Vanuza do "Obra Literária" tinha comentado que a Míriam, do antigo blog "Essência pura" lá de Santa Catarina, tinha passado um link com a real situação do estrago em que as chuvas deixaram as cidades daquele estado. É uma situação anormal em muitos pontos, pois está havendo deslizamento de terras em áreas arborizadas, que segundo o consenso de muitos técnicos, um terreno estar arborizado é a prevenção ideal para que não haja desmoronamento, caso que já vem sendo estudado pelo governo federal, visando justamente prevenir que situações parecidas ocorram no futuro. Foram 1,5 milhão de pessoas atingidas pelas chuvas, sendo que destas, mais de 78.000 pessoas ficaram desabrigados ou foram desalojados de suas casas.

Como a Vanuza tinha proposto abrirmos uma brecha nos nossos posts de costume para ajudarmos com a situação do pessoal lá do sul, pensei bastante numa forma legal de fazer isso (dentro das características do "Arte de Quem") e cheguei a este post.


ATENÇÃO: Para aqueles que queiram ajudar os desabrigados com doações, foram abertas as seguintes contas para recebê-las:


- Itaú - Agência 0289, conta corrente 69971-2;
- Caixa Econômica Federal - Agência 1877, operação 006, conta corrente 80.000-8;
- Banco do Brasil - Agência 3582-3, conta corrente 80.000-7;
- Besc - Agência 068-0, conta corrente 80.000-0;
- Bradesco - Agência 0348-4, conta corrente 160.000-1
- Sicoob/SC - Agência 1005, conta corrente 2008-7
- Sicred - Agência 2603, conta corrente 3500-9
- Santander - Agência 1227, conta corrente 430000052

Em nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57"

É claro que há diversas formas de ajudar além da simples doação de dinheiro, como ajudando na doação de roupas, alimentos, doação de sangue, etc. Quem puder ajudar, entrem no site da Cruz Vermelha brasileira para maiores informações. E para enfatizar o pedido de ajuda às vítimas das chuvas de SC, aqui vai um vídeo bem legal e humorado que, mesmo não tendo nada a ver com a situação dos catarinenses, fica como uma forma sutil de pedir a ajuda de quem puder contribuir.


Fonte das imagens e notícias:
Folha online

10 comentários:

  1. Tão vendo por que eu gosto daqui? Esse moço faz as coisas como devem ser feitas, não é aquela bagunça do meu "brog", rsss. Olha, eu tô rindo agora porque a situação já começa a se organizar e vou te contar, Edu (teu apelido, né?), já ouvi até a notícia de doações por parte da Alemanha e, talvez, outros países também já estejam nessa e não sabemos. Quanto a nós, eu sabia que, mesmo que não tivesse pedido, você iria se sensibilizar. Hoje mesmo, a Miriam me enviou uma outra belíssima mensagem que pedirei à nossa Amiga Ana ("Caminhos da Vida") para postar, pois essa moça foi a mola mestra dessa Campanha pela blogosfera. A lição que retiramos dessa tragédia se traduz numa só palavra: SOLIDARIEDADE.
    Que post, Edu!
    Que Coração!!!Bjs
    (Veríssimo é um dos ícones máximos da nossa Literatura, sei o meu ínfimo lugar, mas a sua comparação só me estimula a continuar, apesar dos sacrifícios, obrigada!)

    ResponderExcluir
  2. Visitando pela primeira vez.
    Desculpe pela invasão no seu espaço,mas a blogsfera esta ai e é atraves dela que fazemos novas amizades.

    Qto a sua postagem,meus parabéns pela sua iniciativa em ajudar os Catarinenses,ganhou mais uma amiga.
    Eu já fiz post sobre isso tb e me alegro em cada blog que entro dos meus amigos e vejo que eles tb se unirão nessa gde SOLIDARIEDADE.

    Ah...qdo quizer invadir meu espaço fique a vontade,serás bem vindo.

    Boa noite.

    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Vanuza: Então... achei que não custava nada fazer este post, além de encaixar direitinho com o vídeo! hehehe.
    Ouvi dizer que está chegando doações de todo lugar e até o piloto Felipe Massa fez uma super doação. O mal é que alguns estão explorando o fato pra ganhar, como a TV Record e seu "sensajornalismo". Mas é assim mesmo!
    Bjão!

    Ana: Pode invadir a vontade... as portas ficam sempre abertas! hehehe
    Muito importante a iniciativa e como disse acima, é um esforço mínimo por uma causa nobre. Pode deixar que vou dar um pulo lá no Caminhos da Vida, com certeza.
    Até!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, amigo, os oportunistas sempre existirão, infelizmente! Já prenderam muitos saqueadores também por lá, em Santa, que foram pegos depois do "toque de recolher". O famoso "toque de recolher", você sabe, só é permitido, constitucionalmente, em estados de sítio ou situações que ameacem a Segurança Nacional, na guerra, por exemplo. Os poderosos mexeram tanto com a estutura do planeta que a nossa biosfera está muito danificada, daí, essas catástrofes, as quais o Brasil se orgulhava de ser o único país no mundo a ser "uma ilha de tranquilidade". A tranquilidade se foi e agora, ricos e pobres, estamos no mesmo barco furado. Ou nos Unimos, ou é o FIM. O apocalipse chegou e nem percebemos...Mas há que se ter Esperança!Bjs

    ResponderExcluir
  5. Poxa, a situação é mesmo crítica.

    Mas onde estavam os prefeitos das respectivas no controle as encostas e outras coisas estruturais... Fico a perguntar-me.

    Poucos noticiam a falta de medidas preventivas nessas cidades...

    A maior catásfrofe é ainda a imprudência acho...

    Bjos e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  6. Vanuza: Até na natureza existem animais que agem de forma muito parecida com a máfia (como o caso dos cucos), enganando, intimidando, etc. Nada mais natural que nós, humanos, tivessemos atitudes do tipo. Aí entra a questão... será que somos tão "racionais" assim, explorando situações como as de SC em troco do ganho individual? Mas aos poucos, as coisas estão mudando...

    Danny: Antes de mais nada, obrigado pela visita. Estamos muito longe de SC (no meu caso, pelo menos) e dessa forma fica muito complicado saber o que realmente se passa por lá. A TV e a internet noticiam e tudo, mas nada mais eficaz do que a experiência pessoal. Eu sinceramente não sei se nesse caso foi uma situação de descuido de prefeituras ou de governo... mas que tudo isto foi anormal, isso foi! É preciso rever os anos anteriores, o impacto ambiental, etc... mas desconfio que é mais uma prova da fúria da mãe natureza.
    Obrigado pelas palavras!!

    ResponderExcluir
  7. Oi! valeu, teu blog tb é bem massa! belas imagens, refêrencias bacanas e textos bem legais, gostoso de ler, quanto à Nação Zumbi, sem sombras, a melhor banda em atividade do Brasil, bom, minha opinião, adorooooo! Pode estar certo que vou voltar no blog! gostei! comentei nos dois blogs!

    bjo

    ResponderExcluir
  8. Júlia: Valeu... pra você que gosta de Nação Zumbi (preferência já estampada no nome do seu blog), em breve vou postar uma coisa aqui que eu acho que deve te agradar.
    Até!!

    ResponderExcluir
  9. Edu:
    Fiz postagem no Galeria. E não se esqueça de ir nos meus outros 2 blogs:
    poemas e canções
    http://poemasscancoes.blogspot.com
    e doces poesias:
    http://docesspoesias.blogspot.com
    Um beijo,
    Renata

    ResponderExcluir
  10. meu malcriado amigo...

    solidariedade nota 1000...
    excelente postagem, revelando, divulgando a irracionalidade com que nós, seres humanos ditos racionais, estamos fazendo com nossa nave, bela nave que por através milênios foi preparada pelo Criador para nosso deleite existencial, para nossa evolução...
    nós metemos os pés pelas mãos e o resultado está se revelando nada otimista, mas como vanuza comentou, temos que esperança ter...
    eu e ivanete fizemos nossa parte e estamos enviando o link do post para nossos amigos...
    parabéns...

    beijos em seu malcriado coração...

    ResponderExcluir