quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A vida em um dia

Como é a sua rotina? Sua vida é chata? Saiba que tudo depende de um simples ponto de vista. Pense numa pessoa bem próxima a você, pode ser avô, avó, pai, mãe, tio, tia, marido (esposa), namorado(a)... não importa quem. Agora, você já imaginou como é o dia-a-dia de algum deles? Pessoas tão próximas a nós, podem ter uma rotina, que aos olhos delas próprias pode ser meio chata, mas que pelos nossos olhos, pode ser bem interessante, nem que seja por alguns detalhes.

Para provar o quanto isto pode ser verdade, o "Arte de Quem" hoje vai chutar o balde e mostrar um filme inteirinho aqui. Mas não é um filme qualquer... é talvez o filme mais simples e genial dos últimos tempos: "Life in a Day". E um detalhe merece ser levado em conta: Talvez seja o filme mais barato da história.

Este filme, com direção de Kevin Macdonald e produção de Ridley Scott (diretor dos filmes "Gladiador", "Blade Runner", "Alien", "O Gângster", e etc), conta um dia na vida das pessoas, mais precisamente o dia 24 de julho de 2010. O grande porém é que este dia na vida é contado e filmado pelas próprias pessoas, mais precisamente de 192 países. Não há atores... são todas pessoas comuns mostrando um pouco de suas vidas reais. Foram mais de 4.500 horas de sequências, que foram editadas para caber em pouco mais de uma hora e meia de filme.

O filme foi montado a partir das sequências publicadas no youtube pelos próprios usuários. Não há roteiro também... a orientação era gravar um dia de suas vidas e responder algumas perguntas simples, como "o que você ama?", "do que você tem medo?", etc. Pelo caráter colaborativo do filme, o diretor achou mais coerente mostrar o filme inteiro gratuitamente, pelo youtube, como forma de retribuir a ajuda recebida. Este filme é histórico e talvez seja um marco de uma nova forma de fazer filmes.

"Mas é possível ver filmes no youtube?" você devem estar se perguntando agora. Então vamos revelar um segredinho que alguns já sabem: além da parte de vídeos da página principal, o youtube tem também canais bem interessantes como um específico para músicas, um para educação, um com transmissões ao vivo e agora, há também um para filmes, que aos poucos vão figurando por lá, como é o caso, por exemplo, do documentário "Google me".

Mas deixando de blá-blá-blá, vamos ao assunto. Para aqueles que estão sem tempo, veja o trailer abaixo abaixo.

Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!


E o filme "Life in a day" inteiro, logo abaixo:
Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui!

Imagem: Life in a day

4 comentários:

  1. Amigo querido, tô passando rapidinho só para te desejar um lindooo Natal junto aos seus. Liberarei o seu e os demais comentários após as Festas, pois a correria desse final de ano está uma loucura, rs.

    Que o Menino Jesus continue a te abençoar e aos teus magníficos projetos artísticos.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  2. O olhar é sempre muito importante. Vi o trailer é bem interessante. Obrigada por partilhar meu amigo. Vou assistir o filme mais tarde.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei disso!

    Minha rotina é boa, não encaro a rotina como uma chatice e sim como uma forma de organização e otimização do tempo.

    Beijos.

    * Vou assistir agora.

    ResponderExcluir
  4. Vanuza: Valeu, Van!! Que este natal e ano novo sejam especiais para você, que é uma pessoa super especial!
    Bjão!

    Angella: Realmente, o ponto de vista tem essa magia mesmo. O comum torna-se interessantíssimo. Depois me fala o que achou! Bjo

    Luna: E aí, gaúcha! Nem todo mundo acha sua rotina chata (eu me incluo nesta lista)... talvez fosse melhor eu dizer "comum" ao invés de "chato". Mas o filme é interessantíssimo, você vai ver!
    Bjo!

    ResponderExcluir