sexta-feira, 17 de outubro de 2008

-Trailer - O Homem Duplo -

Vamos iniciar este post de hoje com uma pergunta: O que "Blade Runner - O Caçador de Andróides", "Minority Report", "O Pagamento", "Total Recall - O Vingador do Futuro" e o nosso filme de hoje tem em comum? Seria porque todos eles são ficção? Não é apenas por isso... todos estes filmes são baseados nos livros do escritor americano Philip K. Dick, que apesar de não ter sido reconhecido quando era vivo, mudou sensivelmente o gênero de ficção. Hoje, as obras de Philip caíram nas graças do público e da crítica e são cult! E tudo começou com a adaptação para o cinema do filme Blade Runner, eleito por muitos como o melhor filme de ficção científica de todos os tempos, lançado pouco tempo antes do escritor falecer por um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em 02 de março de 1982, aos 54 anos.

O Homem Duplo (A Scanner Darkly) é um dos últimos contos de Philip K. Dick (conhecido também como PKD), onde o tema central são as drogas, inspirada na própria experiência de PKD que passou por isso e viu muitos de seus amigos se acabarem na dependência. A estória é sobre um futuro próximo onde a polícia investiga uma nova droga que chega às ruas chamada "Substância D", de origem desconhecida e altamente viciante, causando sérias alucinações na pessoa, mostradas com muita propriedade no filme. Para investigar melhor o caso e chegar na fonte produtora, eles infiltram um agente entre um grupo de viciados... mas nem tudo corre como o planejado. Outro ponto importante da estória é que no tempo em que a trama se passa o mundo é "infestado" por câmeras de segurança que vigiam tudo e todos, mas mesmo assim a polícia encontra um meio de preservar a identidade secreta destes agentes com uma roupa especial que muda constantemente a fisionomia de quem a usa, assim como a voz.

Processo de rotoscopia, que transforma por computador os atores em ilustrações

O filme tem no elenco nomes famosos como de Keanu Reaves, Winona Rider e Robert Downey Jr., mas como vocês já devem ter notado, o filme é "meio diferente". "O Homem Duplo" ficou muito famoso pela técnica inovadora de rotoscopia, que transforma os personagens reais em ilustrações, quadro por quadro. Por conta exatamente disto, o filme acabou dando um trabalhão danado para a equipe. Levou 23 dias pra ser filmado e 18 meses para ser "transformado".

Apesar de não ter sido bem recebido pela crítica, o filme trata do assunto com muita propriedade. As alucinações dos viciados, a paranóia, o clima inquietante, o tom filosófico embutido na estória, a mudança do comportamento dos que se envolvem, entre tantas outras coisas que podem ser observadas no filme, fizeram com que já estreasse como diferenciado, não apenas pela tecnologia empregada. E podemos até dizer que já virou um filme cult!

Mesmo o filme se passando no futuro, existem muito poucas diferenças com o tempo presente. O foco principal realmente é no efeito e na destruição que as drogas são capazes de fazer a quem se submete a elas. Uma curiosidade importante e as vezes esquecida é que o ator Robert Downey Jr. já teve problemas com drogas, o que talvez tenha ajudado muito em seu desempenho no filme. Recentemente (há mais ou menos um mês), foi noticiado que ele tinha deixado as drogas depois de um ultimato da mulher, usando o típico "ou as drogas ou eu", causando assim o que o próprio chamou de um "choque saudável". O fato é que os atores dão um show a parte neste filme, também ajudados pelos efeitos utilizados que potencializam as expressões.

Outro filme baseado na obra de Philip K. Dick que foi lançado e que não comentamos no início foi "O Vidente" (Next), também muito bom e que provavelmente falaremos aqui em uma outra oportunidade. Fiquem agora com o trailer de "O Homem Duplo".


Caso não consiga ver o trailer, clique aqui.



--------------------------------------------------------------------------------

3 comentários:

  1. Oi, Filho Ilustre de Macaúbas!
    A Bahia sempre nos presenteando com seus Cérebros...Flash Gordon, um dos maiores pioneiros dos filmes de ficção, com cenários improvisados, mas roteiros interessantes; escritores geniais do naipe de Arthur C. Clarck, Isaac Asimov que fizeram até previsões científicas. Sou suspeitíssima para falar, é meu gênero predileto de filmes, vindo em seguida, os policiais e, por último, os romances lacrimosos, não gosto, mas se bem construídos, passam. Blade Runner, realmente, é o top. Harrisson-Indiana Jones-Ford não dá ponto sem nó, ator carismático e convincente.
    Eu sabia da participação que já é uma constante, do U2 nos filmes de Wenders, mas como você percebeu, o filme, em si, foi "um gancho", um bom pretexto para falarmos e BEM, da tríade de Amigos que, prazerosamente, eu tentei homenagear. Martha é uma pessoa das mais merecidamente, conhecidas por todos nós, porém Beto Melodia e Miriam-essênciapura estão no rol dos mais Sensíveis e Competentes Intelectuais do nosso meio. Se puder, visite-os para comprovar "in loco" se tenho razão no que falo.
    Esse horário de verão está me descompensado, detesto! Pior que tá um frio danado aqui...
    Obrigada, amigo, volto depois para apreciar suas criações artísticas!!!Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Vi o clip, mas sem querer julgar o todo pela parte, não haveria ali uma certa apologia à violência? Sem falso moralismo...Só assistindo, né? Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Amigo Malcriado, sou fãzaço do PKD!
    Ele e Frank Herbert são meus escritores favoritos de ficção científica.
    O livro dele que mais gosto é "O Homem do Castelo Alto" - sensacional! Se ainda não o leu, tente achá-lo (é difícil) por que realmente vale muito a pena.
    O filme Blade Runner é baseado num conto com um nome que nunca lembro exaramente qual é, algo como "Com o que Sonham as Ovelhas Elétricas?".
    As drogas são assunto recorrente em seus livros. Inclusive, na maioria deles, as personagens fumam cigarros de marijuana, que são comprados como cigarros comuns e têm nomes como Sweet Apples, entre outros.
    O diretor Richard Linklater já utilizara a técnica de rotoscopia em um outro filme de 2001, "Waking Life" (onde também trabalhou com a dupla de atores Ethan Hawke e Julie Delpy, os mesmos com quem realizou o filmes "Antes do Amanhecer" e "Antes do Pôr-do-Sol"), mas em "O Homem Duplo" esta técnica está muito mais refinada e o resultado final mais surpreendente.
    Um grande abraço e até!

    ResponderExcluir