sexta-feira, 25 de abril de 2008

- Daniel Rozin e o Espelho de Madeira -

Pra fechar os posts de hoje, vamos tratar de algo realmente impressionante. O artista Daniel Rozin cria esculturas e instalações nas formas mais inusitadas, funcionando mais ou menos como se fossem espelhos.

No vídeo a seguir veremos a Peg Mirror, uma peça com 650 pedaços circulares de madeira formando um grande círculo e com uma micro-câmera no centro. Conforme uma pessoa se aproxima, a câmera capta a imagem da pessoa e faz com que cada pedacinho de madeira se mova de forma que a luz focada sobre ele tenha maior ou menor incidência (pelo que eu entendi, funciona assim), fazendo com a imagem seja reproduzida. Funciona mais ou menos como se cada pedaço de madeira fosse um pixel de um TV ou monitor. Este processo todo só é possível graças a um software criado pelo próprio Daniel, que faz a tal mágica acontecer.




Exibida pela primeira vez na Bitforms Gallery em Nova York, esta peça desafia o nosso conceito do que compôe realmente um objeto digital. De fato, este é apenas um de seus 'espelhos digitais'. Ele já fez também versões com lâminas e com lixo, por exemplo. Muito legal!



Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui.


-----------------//-------------------

Um comentário:

  1. Nossa que incrível, estou encantada
    Adorei o texto e o video, lindo
    Beijos,
    Cris

    ResponderExcluir