segunda-feira, 14 de abril de 2008

- Trailer - Tubarão

Este filme foi o marco zero do cinema blockbuster em Hollywood. Entende-se como blockbusters aqueles filmes que conseguem levar multidões aos cinemas, com gigantescas movimentações nas vendas de infinidades de produtos relacionados... e até "Tubarão", do então desconhecido diretor Steven Spielberg, não havia essa loucura coletiva causada por um filme.

Em meados da década de 60, Hollywood estava em crise. Seus filmes não conseguiam mais levar grandes bilheterias para os cinemas e a televisão estava ganhando cada vez mais espaço, talvez porque estes filmes estivessem muito presos a uma linha pré-determinada de "como se fazer um bom filme". Com isso, a "industria do sonho" começou a se ver obrigada a alugar seus estúdios para outros segmentos. Mas a partir de 1967 começaram a surgir novos diretores com novas idéias e perspectivas, o que fez com que a dura realidade de Hollywood sofresse uma reviravolta. Filmes como "O Poderoso Chefão", "Sem Destino" e "A primeira noite de um homem" foram revolucionários na forma de se contar uma estória no cinema. Dava-se início uma fase no cinema, que seus filmes eram pensados na sua produção como verdadeiras obras de arte.

Com essa retomada do potencial hollywoodiano, vem a nova safra de diretores, entre eles Steven Spielberg, que com Tubarão, consegue mexer com o imaginário de todos. Foi criado um robô para fazer o papel do tubarão branco do filme, mas como as limitações da época para criar um animal artifícial eram enormes, outro método foi adotado: mostrar o menor número de vezes possível o animal chave da trama... o suspense criado pela trilha sonora fantástica e o fato do animal só aparecer na metade do filme deu tão certo que "Tubarão" foi indicado ao Oscar como melhor filme. E aí surge outra história super curiosa: Steven Spielberg tinha tanta certeza que ganharia o Oscar, que mandou uma equipe ficar filmando sua reação durante a entrega do prêmio, até que veio o momento e... não foi o Tubarão o ganhador! Steven Spielberg fez inúmeros filmes de sucesso estrondoso, mas só conseguiu ganhar a estatueta de melhor filme algum tempo depois, com E.T. - O extraterrestre.


Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário