quinta-feira, 20 de março de 2008

- Theo Jansen -

Como não vou postar nada neste feriadão de Páscoa, publico aqui agora o trabalho do gênio Theo Jansen. Alguns chegam a compará-lo com Leonardo Da Vinci (que acho precipitado, mesmo Theo sendo realmente fantástico).

Mas vamos explicar isso aí. Theo Jansen é um engenheiro artista que estudou ciências na universidade de Delft na Holanda, terra do grande mestre da pintura, Jan Vermeer. Nos seus primeiros anos como artista, fazia apenas pinturas. Aí então ele começou o projeto de um grande disco voador que realmente voava em 1980, o que causou muita comoção em sua cidade. Por mais de 15 anos, Theo Jansen vem criando seus "animais da praia", esculturas cinéticas feitas de plásticos, papelão, fita adesiva, etc., que direcionando o ar que os rodeia ganham mobilidade adquirindo desta forma uma "vida" própria.


Seus animais tem pernas, músculos (pistões pneumáticos), estômago (garrafas de plástico para estocar o ar) e nervos (agrupamentos de dispositivos on/off que trabalham muito bem como entradas lógicas). Só há uma palavra para definir Theo Jansen: gênio!


Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui.

Caso não consiga ver o vídeo, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário